Sistema ONU lança publicação para fortalecer os programas de governo, com base na Agenda 2030

8 de October de 2018

Foto: Guilherme Larsen/PNUD.

Colaborar com a construção e implementação de planos de governo comprometidos com a Agenda 2030 no país é a proposta da publicação “Articulando os Programa de Governo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, lançada pelo Sistema ONU no Brasil. O documento, uma adaptação à realidade brasileira da versão originalmente produzida pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da Costa Rica, apresenta sugestões de ações e iniciativas sobre como as organizações políticas, cidadãs e cidadãos podem incorporar os ODS nos programas de governo.

Com base no conhecimento sobre a Agenda 2030, diagnóstico da situação do país, planejamento estratégico e nos mecanismos de prestação de contas, a publicação destaca elementos para que os programas de governo estejam orientados a melhorar as condições de vida de todas as pessoas no país por meio dos ODS.

Para cada ODS são apresentados tópicos para desenvolver ferramentas de promoção de políticas públicas e promover o debate. Com base nos princípios do enfoque inclusivo e participativo, universalidade, apropriação nacional, Direitos Humanos e de não deixar ninguém para trás, os temas refletem o fortalecimento de ações que dialogam com a erradicação da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental, de forma integrada.

“A proposta é ampliar a conscientização em torno da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e fazer um chamado para que os programas de governo se alinhem a essa linguagem comum. O texto do documento procurou ser o mais fiel possível à linguagem original dos ODS e suas metas, com a perspectiva não de ser um documento propositivo, mas sim indutivo para formação de alianças com vistas a honrar os objetivos e metas da Agenda 2030. A Agenda 2030 é de todas e todos. Só será possível cumpri-la se todos os brasileiros e brasileiras se comprometerem a fazerem sua parte a cada dia até 2030”, afirma o Coordenador Residente do Sistema ONU no Brasil e Representante Residente do PNUD no país, Niky Fabiancic.

Temas como os desafios que o Brasil enfrenta, estabelecimento de objetivos que integrem as três dimensões do desenvolvimento sustentável (a econômica, a social e a ambiental), as prioridades estratégicas e a implementação de mecanismos de transparência são destaque no documento. “Dessa forma o Sistema ONU no Brasil pretende continuar envidando esforços para contribuir de forma substancial para o devido cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explica Fabiancic.

A publicação foi elaborada em parceria com a Rede ODS Brasil e a Prefeitura de Barcarena, com apoio institucional do Instituto Ethos, Rede ODS Universidades, Rede Brasil do Pacto Global e Programa Cidades Sustentáveis.

Para fazer download da publicação, clique aqui.