Viva Voluntário estréia em São Paulo, Brasília e Porto Alegre com evento e parceria com entidades de apoio a migrantes

22 de October de 2018

Foto: Leonardo Prado.

Para marcar o início da estratégia local de engajamento em ações voluntárias, o Programa Nacional de Voluntariado - Viva Voluntário realizou eventos em três cidades brasileiras entre os dias 17 e 19 de outubro.

As cerimônias de lançamento contaram com a participação de represententes da Casa Civil da Presidência da República e do PNUD, responsáveis pela execução do projeto, que falaram sobre as atividades previstas para atuação nacional e local do Viva Voluntário.

Cada uma das cidades tem uma coordenadora local, que atua em parceria com uma organização do terceiro setor (Parceiros Voluntários, no caso de São Paulo e Porto Alegre, e Escoteiros do Brasil, em Brasília), para executar estratégias de fomento ao voluntáriado.

Além desses, estiveram presentes os homenageados pelo prêmio Viva Voluntário 2018 e instituições que apóiam migrantes regionalmente e têm vagas cadastradas na Plataforma Nacional do Voluntariado. As entidades foram convidadas a divulgar boas práticas, a se engajar com a plataforma virtual e a aproveitar o potencial da página para colaborar com questões humanitárias relativas à realidade brasileira atual.

O projeto Viva Voluntário tem como principal ferramenta sua plataforma virtual (www.vivavoluntario.org), que funciona em formato de rede social e conecta oportunidades de voluntariado com pessoas interessadas em doar seu tempo para atividades voluntárias.

São Paulo

A capital paulista recebeu o evento na quarta-feira 17, no auditório da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP). Estiveram presentes representantes de Organizações da Sociedade Civil e dos setores público e privado, além de instituições que trabalham com voluntariado na cidade.

O assessor especial da Casa Civil, Bruno Dalcolmo, fez a apresentação do programa nacional aos participantes. “É importante lembrarmos que a plataforma Viva Voluntário é algo vivo – precisamos fazer uso dela com frequência para que seja uma ferramenta efetiva e com melhoras constantes”, ressaltou.

Também apresentaram suas iniciativas a gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, Karina Daidone, e a representante da organização Compassiva, Débora Blair. Daidone apresentou dados sobre a quantidade de participantes do projeto que venceu o prêmio Viva Voluntário 2018 na categoria Voluntariado Empresarial. Já Blair explicou como são organizadas as aulas de português e os processos de validação de diplomas para refugiados que vivem em São Paulo.

Estiveram presentes também a Coordenadora do Programa de Voluntariado das Nações Unidas (UNV), Renata Cunha Farias, a coordenadora da Parceiros Voluntários em São Paulo, Patrícia Focchi, a assistente de comunicação do projeto Viva Voluntário, Júlia Matravolgyi, a coordenadora local do projeto, Elizângela Santos e a diretora da divisão técnica da EMASP, Mariana Messas.

Brasília

Na quinta-feira 18, a capital federal sediou o evento de estreia do Viva Voluntário no auditório Celso Furtado, no Ministério do Planejamento.

A coordenadora da unidade de Paz e Governança do PNUD, Moema Freire, fez a fala de abertura e ressaltou a importância de sincronizar esforços entre setor público, terceiro setor e empresas privadas para o sucesso da iniciativa. “Agradecemos à Casa Civil pelo empenho na condução do projeto e à equipe do Viva Voluntário, que tem dialogado com diversas organizações para a consolidação das atividades”, disse.

A Primeira Dama do Distrito Federal, Marcia Rollemberg, participou do evento e abordou as semelhanças entre o Viva Voluntário e a plataforma Brasília Cidadã, que já conta 665.172 horas de trabalho voluntário cadastradas em sua base.

Também estiveram presentes a assessora especial da Casa Civil, Verônica Sanchez, que detalhou os principais aspectos do programa Nacional de Voluntariado, o diretor de crescimento dos Escoteiros de Brasília, Hugo Sales, que explicou a parceria em âmbito regional e a coordenadora local do projeto, Vitoria Faoro, que apresentou detalhes do programa para a região Centro-Oeste.

Para falar sobre boas práticas de voluntariado cadastradas na plataforma, estiveram presentes o coordenador e idealizador do projeto Curumim Cultural, Bruno Lopes, que recebeu o prêmio Viva Voluntário 2018; o presidente e fundador do Instituto Doando Vida, Henrique Andrade; e a diretora do Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Irmã Rosita.

Porto Alegre

Na sexta-feira 19, foi a vez da Região Sul receber organizações do terceiro setor, representantes de instituições e voluntários para a apresentação do Viva Voluntário.

Renata Cunha Farias representou o PNUD e o UNV, assim como no evento de São Paulo, e Verônica Sanchez, da Casa Civil, fez a apresentação do programa nacional. O coordenador Executivo da Parceiros Voluntários, Guilherme Borba, falou sobre a parceiria da organização com o PNUD para contribuir para o trabalho das coordenadoras locais do projeto Viva Voluntário.

A fundadora do Centro Social da Rua, Letícia Andrade, falou sobre a iniciativa vencedora do Prêmio Viva Voluntário 2018 na categoria Líder Voluntário. Já a integrante do Grupo de Assessoria a Imigrantes e Refugiados (Gaire), Carmel Silveira, falou sobre o trabalho realizado na capital gaúcha e as ações de voluntariado da organização que estão inseridas na plataforma.

A coordenadora local para a Região Sul, Luana Amorim, apresentou a estratégia de atuação regional do projeto; enquanto a representante da FecomercioRS e voluntárias, Bárbara Simões, falou sobre a instituição.

Em novembro, Boa Vista e Salvador recebem os eventos de lançamento da plataforma Viva Voluntário. Mais detalhes sobre a realização do evento serão divulgados na página do PNUD.