Beneficiárias e beneficiários de 116 municípios iniciam curso sobre a Agenda 2030 e os ODS

27 de September de 2019

São José dos Campos (SP), uma das cidades em que a Petrobras atua em parceria com o PNUD pelo alcance dos ODS. Foto: Guilherme Larsen

Na próxima semana, mais de 2300 gestoras e gestores públicos, representantes da sociedade civil organizada e do setor privado começam a fazer o curso "Integrando a Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável". Ao longo de quatro módulos, os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como conhecer  o processo de adoção da Agenda e os principais desafios para os próximos anos. A ação é resultado do Projeto Territorialização e Aceleração dos ODS, uma parceria entre a Petrobras e o PNUD.

O curso, disponibilizado na modalidade a distância, por meio de plataforma online exclusiva, tem como público-alvo gestoras e gestores públicos, representantes da sociedade civil organizada e do setor privado de 116 municípios com operação da Petrobras, em 14 estados brasileiros, nas cinco regiões do país. A estimativa é de que, por meio dessa ação, mais de 2 mil pessoas concluam o curso e adquiram um certificado do PNUD.

No "Módulo 1", as alunas e alunos serão apresentados aos principais conceitos sobre desenvolvimento sustentável, o processo internacional que levou à adoção da Agenda 2030 e os principais conceitos e desafios para o cumprimento dos 17 ODS. Na segunda etapa, serão apresentados conteúdos e ações sobre o planejamento local para a implementação das metas da Agenda 2030, com exemplos práticos no Brasil. O "Módulo 3" aborda os mecanismos e práticas internacionais, nacionais e locais como forma de promover o conhecimento sobre o monitoramento da Agenda, com foco em dados e indicadores. No último módulo, os alunos terão informações sobre o processo de formação de parcerias para o alcance do desenvolvimento sustentável nos próximos anos.

Todo o conteúdo do curso será apresentado por meio de diferentes mídias. Vídeos interativos, animações, gráficos e entrevistas fazem parte do material. Também são disponibilizados conteúdos de apoio às alunas e alunos: documentos oficiais, vídeos sobre a Agenda 2030 e indicação de leituras. A interação com os participantes será por meio de sessões de perguntas e respostas com instrutores do curso, em cada módulo. Aos alunos que completarem o curso, com duração de aproximadamente doze horas, serão disponibilizados certificados de participação, emitido pelo PNUD, após a aprovação do trabalho final.

Apresentando por colaboradoras e colaboradoras do PNUD que trabalham com a implementação da Agenda 2030 e a territorialização dos ODS, o curso também terá a participação de representantes de diferentes segmentos: setor privado, sociedade civil organizada e governos.

Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC); da Secretaria de Governo da Presidência da República; do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); da Confederação Nacional dos Municípios (CNM); da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP); da Associação Brasileira de Município (ABM); da Rede Brasil do Pacto Global; do Movimento Nacional ODS (MNODS); e da Rede ODS Brasil, além de colaboradoras e colaboradores do PNUD e da Petrobras, também deram depoimentos, no curso, sobre iniciativas e ações para a implementação da Agenda 2030 no país.

As inscrições para o curso já se encerraram. Em breve, todas as pessoas inscritas receberão o endereço da plataforma, login e senha de acesso, bem como mais orientações sobre a dinâmica do curso.