Conferência internacional debate economia verde em Fortaleza

25 de June de 2019

Foto: Jade Queiroz, MTUR

A economia verde oferece uma série de oportunidades de erradicar a pobreza e apoiar o crescimento econômico, preocupações específicas dos países do sul global, além de melhorar a inclusão social e o bem-estar humano e criar oportunidades de emprego e de trabalho decente para todos, mantendo o funcionamento saudável dos ecossistemas do planeta.

Com foco nesse debate, governos, iniciativa privada e sociedade civil de vários países da América Latina se reúnem, em Fortaleza, no Ceará, na Conferência Ministerial Regional das Américas sobre Economia Verde (2019 Americas Regional Ministerial Conference on Green Economy), entre 24 a 26 de junho.

Entre os temas abordados no evento estão as capacidades nacionais de ação para transformar a agenda da economia verde de conceito em prática, as políticas e o ambiente legislativo necessários para uma transição sistemática à economia verde, e as características de projetos e intervenções políticas para reduzir o risco dos investimentos verdes.

Práticas sustentáveis

No primeiro dia de encontro, o presidente da World Green Economy Organization (WGEO), Saeed Mohammed Al Tayer, associou à sustentabilidade o crescimento econômico. Para Al Tayer, "o sucesso econômico nas Américas está sendo desafiado atualmente pelos impactos da mudança do clima e, se a região tem a necessidade de sustentar seu crescimento contínuo, ela deve mudar de rumo para integrar práticas sustentáveis".

Presente à sessão de abertura, a representante-residente do PNUD no Brasil, Katyna Argueta, lembrou um elemento crucial para garantir que a economia verde tenha impacto positivo na sociedade: "Como vocês devem saber, a Agenda 2030 é nossa linha de visão aspiracional. Assim, a transição para um modelo de economia verde deve estar totalmente alinhada com a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, portanto, deve ser buscada para o benefício de todos".

Ambiente aberto

O objetivo central da Conferência é criar um ambiente aberto e propício para o compartilhamento de conhecimentos que auxiliem na compreensão sobre tendências e oportunidades para avançar na agenda da Economia Verde na região. Além disso, o evento busca servir como uma oportunidade de networking estratégica para todos os defensores e atores da economia verde na região, bem como uma plataforma para adequar as capacidades dos provedores de soluções às necessidades daqueles que buscam soluções, o que potencialmente levará a intercâmbios práticos de experiências.

O evento é realizado pela WGEO, em parceria com o United Nations Office for South-South Cooperation (UNOSSC), o Governo do Estado do Ceará, o Brazil Africa Institute (IBRAF), a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), o PNUD e a International Solar Alliance.