Em Fortaleza, gestores públicos discutem desenvolvimento local com base na Agenda 2030

12 de February de 2019

Foto: Jade Queiroz, MTUR

Como alavancar indicadores locais de desenvolvimento para o fortalecer o cumprimento da Agenda 2030? Esse foi o tema de um encontro entre representantes da Prefeitura de Fortaleza e do PNUD, nesta segunda-feira 11. Gestores públicos de órgãos municipais participaram da apresentação do projeto sobre a territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, resultado de uma parceria entre a Petrobras e o PNUD. O foco da iniciativa é fortalecer políticas públicas que impactam diretamente os municípios.

Por meio do projeto, serão produzidos diagnósticos para identificar dados locais e fortalecer políticas públicas que dialogam com o alcance das metas dos ODS. Para o projeto, foram selecionados 110 municípios do país, em 14 Estados.

Na cidade de Fortaleza, por exemplo, o Índice de Desenvolvimento Humano local tem grandes variações, com bairros que registram IDH alto e outros com IDH considerado baixo. Com a iniciativa conjunta entre a Petrobras e o PNUD, as capacidades dos municípios serão fortalecidas para alavancar o índice com foco no alcance da Agenda 2030.

"Ter em mãos um diagnóstico que permita o planejamento é fundamental para alvancarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Esse projeto traz uma importante ferramenta de planejamento do desenvolvimento. Com indicadores estratégicos e temáticos, fortalecemos uma agenda de governo estruturada no avanço dos indicadores locais", disse a gerente de planejamento da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do município, Luisa Bezerra Motta.

De acordo com o subsecretário municipal de Educação, Jeferson Maia, a cidade teve grande salto no número de crianças matriculadas nas escolas e também na melhoria da qualidade do ensino. Segundo ele, o acesso a dados locais, por meio de diagnósticos específicos, será essencial para fortalecer o acesso universal ao ensino.

"Nossa rede municipal de ensino atende 220 mil alunos. Para atender essa demanda, temos melhorado os indicadores de qualidade da educação. Nos últimos anos, o abandono escolar foi quase erradicado. A universalização do ensino é uma de nossas metas. Portanto, o desenvolvimento da nossa região depende de muito planejamento, inclusive com acesso a dados confiáveis para fortalecermos as políticas públicas que melhorem a qualidade de vida de nossos habitantes", afirmou.

Nesta semana, gestores públicos das cidades de Cabo do Santo Agostinho (PE) e de São Miguel dos Campos (AL) também serão apresentados ao projeto sobre a territorialização dos ODS, oportunidade em que poderão discutir ferramentas de desenvolvimento local para o cumprimento da Agenda 2030.