Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas estimula profissionalização da área e troca de conhecimentos

9 de September de 2019

Foto: Superintendência de Representação do Piauí (Surpi)

Brasília foi sede do 18º Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas (ENECAP) entre 5 e 8 de setembro. O evento reuniu, na Universidade de Brasília (UnB), centenas de estudantes de todo o Brasil e de alguns países da América Latina para debater políticas públicas.

Foi a primeira vez que a capital federal sediou o ENECAP, maior e mais estruturado evento da área, que engloba os cursos de Administração Pública, Gestão de Políticas Públicas e Ciências do Estado. Desde 2002, o encontro se destaca por reunir estudantes, professores, pesquisadores e profissionais comprometidos com a construção de um setor público cada vez mais profissionalizado, eficiente, efetivo e democrático.

A proposta do ENECAP é criar novos espaços de troca e construção de conhecimentos coletivos e individuais, nos quais os atores discutam ideias e propostas para um setor público mais eficiente. O evento está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ao ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que trata, entre outros aspectos, do fortalecimento do Estado de Direito e da governança nacionais.

"O PNUD acha importante acompanhar o debate e contribuir nas discussões sobre administração pública, especialmente de jovens estudantes que, um dia, poderão assumir papéis-chave na condução das políticas públicas do país. É necessário que jovens pensem a administração pública numa perspectiva nacional, levando em conta as especificidades regionais", afirma a oficial do PNUD Moema Freire, que participou da mesa debates "Segurança Pública e Políticas Penais". Do PNUD, participou também o coordenador de comunicação, Luciano Milhomem, presente à mesa "Mídia e Política".

Para o coordenador geral do ENECAP, Matheus Assis, o PNUD é um ator fundamental  no apoio à implementação de políticas públicas e, por isso, sua participação no ENECAP contribuiu para fortalecer a proposta do evento e trazer mais credibilidade ao debate. "O trabalho e as ações do PNUD demonstram um propósito parecido com o nosso, que é servir a população da melhor forma possível, melhorar a vida das pessoas e reduzir as desigualdades sociais", afirmou.

Neste ano, o tema do evento foi "Arenas Públicas: Conexões e Espaços em Disputa", que abordou a compreensão de um espaço onde vários pontos de vista são expressos na tentativa de solução para determinado problema, com a ideia de trazer os congressistas para o debate e mostrar à capital federal a alta qualidade dos estudantes e profissionais da área.

A programação foi construída com base em quatro eixos principais – Cidade, Política, Campo de Públicas, Conexões e Espaços em Disputa – e em espaços de apresentações artísticas.