Esporte para o desenvolvimento humano é tema de reunião da Rede Esporte pela Mudança Social com Ministério da Cidadania

16 de April de 2019

Foto: Tatiana Boudakian

A criação e o aprimoramento de políticas públicas voltadas ao esporte para o desenvolvimento humano foram tema da reunião promovida pela Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), em São Paulo, nessa segunda-feira 15. Participaram do encontro, além de membros da REMS, o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, o Secretário Especial do Esporte, Marco Aurélio Vieira e o Secretário Especial da Cultura, Henrique Pires.

Entre os assuntos discutidos pelos representantes da REMS estavam o andamento dos projetos submetidos à análise no âmbito da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), a criação de um fundo que contenha o saldo não utilizado e devolvido por projetos incentivados, a aprovação de um Plano Nacional do Desporto e a criação da Rede Nacional de Formação Ampliada.

Após ouvir as propostas, o ministro Osmar Terra fez uma exposição sobre o balanço da atuação do Ministério da Cidadania e as possibilidades para a área no futuro, de acordo com o planejamento do Governo Federal. O ministro enfatizou que está disposto a realizar novos encontros, para seguir trabalhando em conjunto com a Rede.

"Nós queremos que as pessoas pratiquem esportes. Tenho convicção do papel transformador do esporte, e vamos fazer todo o esforço possível para que, de maneira integrada, possamos promover avanços sociais importantes, incentivando o surgimento de novos talentos, mas sem descuidar dos nossos atletas de alto rendimento", afirmou.

O Secretário Especial do Esporte, Marco Aurélio Vieira, ressaltou a importância do diálogo promovido pela REMS com membros do governo para o avanço da pauta no país. "O encontro foi fundamental porque estreitou os laços e demonstrou o esforço do governo federal em fortalecer de maneira integrada o esporte no Brasil".

A REMS foi fundada em 2007 por um grupo de organizações da sociedade civil, em parceria com a Nike e o PNUD, e reúne atualmente 116 instituições que utilizam o esporte como fator de desenvolvimento humano. A rede é formada por mais de 10 mil funcionários e voluntários, que levam o esporte e a atividade física a mais de 400 mil pessoas por ano em 20 estados.

*Com informações da REMS e do Ministério da Cidadania.