Evento debate cenários possíveis para o alcance dos ODS em nível subnacional no Brasil

13 de February de 2019

Nilvane Machado

Estamos no caminho certo para construir, até 2030, uma sociedade alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Ou algumas mudanças de percurso são necessárias nessa construção?

A proposta de analisar possíveis cenários a fim de guiar a elaboração de políticas públicas que possibilitem o alcance dos ODS em longo prazo está em debate até 22 de fevereiro em uma série de encontros de especialistas no âmbito do "II Workshop: Cenários e Análises Subnacionais para o Alcance dos ODS". Promovido pelo PNUD em parceria com o Pardee Center for International Futures, centro de pesquisa da Universidade de Denver, nos Estados Unidos, o workshop teve a primeira sessão nesta terça-feira 12, em Brasília, e contou com a presença de parceiros do governo federal e de institutos estaduais de pesquisa.

Na abertura das atividades, o representante-residente interino do PNUD no Brasil, José Eguren, ressaltou a preocupação do PNUD em produzir informações que tornem possível abordar planejamentos realistas e eficazes. "Espera-se que o resultado dessa iniciativa possa apoiar os estados brasileiros na elaboração de seus documentos de planejamento, os Planos Plurianuais, de maneira a integrar a Agenda 2030 e os ODS e orientar os estados rumo ao desenvolvimento humano e sustentável", disse.

Presente no encontro, o diretor do Pardee Center, Jonathan Moyer, apresentou o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores norte-americanos. Moyer expôs as principais funções do programa de simulação International Futures (IFs), usado para analisar tendências em curto, médio e longo prazos, levando em consideração áreas como educação, demografia e saúde. Moyer insistiu no caráter aberto da ferramenta: "Ela é gratuita, pública e acessível para qualquer pessoa que queira fazer o download, explorá-la e usá-la. Queremos fazer o planejamento do desenvolvimento mais acessível à população, fazer desse um processo mais democrático".

Para ampliar o acesso à IFs, o pesquisador sênior da Universidade de Denver David Bohl participará das próximas sessões da oficina a fim de aprofundar a experiência de parceiros com a ferramenta. Idealizada pelo Pardee Center, a IFs está sendo usada no país para construir modelos subnacionais, com coleta e sistematização dos dados feitas pela equipe da Unidade de Desenvolvimento Humano (UDH) do PNUD Brasil. A coordenadora da UDH, Samantha Salve, fez avaliação positiva do encontro: "A reunião de hoje foi muito proveitosa no sentido de que alguns atores já levantaram possibilidades de incluir a ferramenta nos seus trabalhos, nos planos regionais de desenvolvimento, em estudos".

Representante do Ministério da Economia no encontro, Rafael Giacomin falou sobre a elaboração da Estratégia Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, documento fundado em cinco eixos interconectados, escolhidos com base na discussão dos ODS: econômico, social, ambiental, institucional e de infraestrutura. De acordo com Giacomin, a partir de indicadores, considerando as megatendências e seus impactos nas políticas públicas, são identificados os desafios de cada eixo, com definições e orientações estratégicas. "A diretriz principal é elevar a renda e a qualidade de vida da população brasileira, com redução das desigualdades sociais e regionais", afirma.

Histórico do Projeto

A parceria entre o PNUD e o Pardee Center teve início em 2016, ano seguinte à aprovação da Agenda 2030 e dos ODS. A representante-residente assistente e coordenadora da área programática do PNUD Brasil, Maristela Baioni, relata que o PNUD iniciou um esforço para unir parceiros e trazer ao país a possibilidade de identificar cenários com a finalidade de pensar políticas públicas. Para Baioni, a expectativa é seguir usando os ODS como norte do trabalho, na produção de relatórios estaduais e no olhar do Brasil para a perspectiva de longo prazo, oferecendo melhor conhecimento da ferramenta.