Governo do Amazonas e PNUD iniciam diálogo para acelerar desenvolvimento no Estado

9 de July de 2019

Foto: Diego Peres/SECOM

O governador do Amazonas, Wilson Lima, se reuniu com uma equipe do PNUD, em Manaus, na segunda-feira 8. O objetivo do encontro foi iniciar um diálogo sobre o alinhamento das estratégias do governo em seu Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Entre as pautas debatidas, estavam o mapeamento de aceleradores de desenvolvimento e a criação de uma rede de facilitadores.

Além do governador e representantes do PNUD, participaram da reunião o secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jório de Albuquerque Veiga Filho; e o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira. Na próxima quarta-feira 10, o governo do Amazonas promoverá uma oficina estratégica, com participação do Movimento Brasil Competitivo e do PNUD, para apresentação do panorama oferecido pelos ODS, os programas estruturantes do governo e a metodologia utilizada para elaboração do PPA.

Para o governador Wilson Lima, incluir as metas da Agenda 2030 ao planejamento estratégico do governo gerará um impacto que irá além do período previsto para o Plano Plurianual. "Estamos abertos a construir essa parceria com o PNUD, que chega em um momento muito favorável, quando estamos construindo nosso planejamento estratégico para os próximos quatro anos, com o nosso PPA. É também uma oportunidade de avançar nesse planejamento já pensando em um cenário para os próximos dez anos", afirma o governador.

O secretário Jório Veiga destaca a importância da articulação para a abertura à cooperação internacional de maneira ampla. "A verdade é que, ao fazer esse diálogo, permitimos que o Estado do Amazonas se alinhe à Agenda 2030 de uma maneira direta. Ao mesmo tempo, permitimos que, num futuro muito próximo, haja acesso a outras agendas internacionais, outros parceiros que podem financiar nosso desenvolvimento, já que vão confiar no trabalho que está sendo feito aqui".

Um novo encontro será realizado em agosto, que reunirá governo, representantes do setor privado e sociedade civil organizada para um debate sobre o alcance dos ODS no Amazonas.

O coordenador da área de Pessoas e Prosperidade do PNUD, Cristiano Prado, destaca a importância dessa articulação entre setores, a partir da iniciativa do governo, para acelerar a agenda 2030. "O resultado vai ser uma mudança na realidade do Estado do Amazonas, gerando uma transformação efetiva na vida das pessoas", afirma.