Governo Federal lança programa "Pátria Voluntária" em Brasília

11 de July de 2019

Foto: Clarice Castro

O Governo Federal lançou, na tarde de terça-feira 9, o Programa Nacional de Incentivo ao Trabalho Voluntário - Pátria Voluntária. Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o programa tem como objetivo incentivar a participação dos cidadãos na promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas à população brasileira mais vulnerável.

O evento, que ocorreu no Hospital da Criança de Brasília José Alencar, teve início com a execução do hino nacional em libras por crianças surdas e não surdas da escola rural Maria Teixeira, da cidade de Luziânia, em Goiás. Estiveram presentes autoridades como o presidente Jair Bolsonaro e a primeira dama Michelle Bolsonaro, além de ministros e representantes de organizações da sociedade civil. A representante do PNUD, Katyna Argueta, também participou da cerimônia. 

O fundador da ONG Doando Vida, Henrique Andrade, que participou da cerimônia como representante dos voluntários e da sociedade civil, foi o primeiro a falar. A organização atua no Distrito Federal mobilizando voluntários em prol de 60 crianças em situação de vulnerabilidade social e nutricional. "Vejo o voluntariado como uma missão e nela não precisamos ser melhores que ninguém, apenas doar nosso tempo, nosso colo e nosso amor", disse.

Para o ministro da Cidania, Osmar Terra, o Brasil tem grande potencial para melhorar sua posição nos rankings que medem as horas de dedicação ao trabalho voluntário por país. Ele enfatizou a importância do voluntariado e a participação das pessoas em práticas sustentáveis, culturais e educacionais. 

O programa Pátria Volutária representa a continuidade das ações do Viva Voluntário, projeto que teve início na Casa Civil em 2017 e contou com secretaria executiva do PNUD desde então. O projeto tem eixos que incluem a sensibilização em diferentes cidades do Brasil e uma plataforma virtual para incentivar a participação dos cidadãos em ações voluntárias.

No encerramento da cerimônia, o presidente assinou o decreto que institui as diretrizes do programa e o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado. De caráter simbólico, assim como a primeira edição do Prêmio Viva Voluntário em 2018, a premiação será concedida anualmente em reconhecimento à atuação de cidadãos e entidades promotoras de atividades voluntárias de relevante interesse social.

O programa mantém a parceria com o PNUD e será conduzido por um Conselho Consultivo vinculado ao Ministério da Cidadania, formado por  12 ministros do governo e por integrantes da sociedade civil.