Seminário online aborda impacto do setor de mineração sobre mulheres e meninas

12 de June de 2019

No centro histórico de Cartagena, Colômbia, 'palenqueras' mostram com orgulho as cores de seus tradicionais vestidos. Foto: iStock.com/Ruben Ramos.

O próximo seminário online do programa conjunto sobre governança ambiental do PNUD e da agência de proteção ambiental sueca (EGP, Environmental Governance Programme) abordará os impactos diferenciados das atividades de mineração sobre mulheres e meninas, discutindo experiências recentes da Colômbia. Algumas das perguntas contempladas no seminário incluem:

  • Como as mulheres e meninas são afetadas diferentemente pelo setor de mineração?
  • Quais ferramentas de política pública os governos podem usar para lidar melhor com essas lacunas de gênero?
  • Como a Colômbia melhorou suas políticas públicas e arcabouço regulatório relacionado à mineração a partir de uma perspectiva de gênero?

Como participar

O seminário, aberto ao público, será na próxima terça-feira 18 por meio da plataforma GoToWebinar. O evento, em inglês, começará às 12h (Brasília). A sessão em espanhol começará às 15h. Ambos terão duração de 90 minutos.

  • O registro para o seminário em inglês deve ser feito com antecedência neste link
  • O registro para o seminário em espanhol deverá ser feito neste link

Palestrantes

  • Anders Arco: Consultor sobre questões de gênero no setor de mineração nas entidades da sociedade civil Alianza para la Minería Responsable (Colômbia) e Solidaridad Internacional (Espanha).
  • Javier Blanco: Oficial de campo no escritório da ONU Mulheres no departamento de Chocó, Colômbia.
  • Luisa Fernanda Bacca: Chefe do Departamento de Assuntos Sociais e Ambientais do Ministério de Minas e Energia da Colômbia.
  • Sohinee Mazumdar: Ativista de direitos humanos e proteção ambiental.

O seminário em espanhol terá moderaçãp de Christian Felipe Lesmes e Viviana Martínez-Pulido, do PNUD Colômbia. O seminário em inglês será moderado por Sarah Daitch, do programa conjunto de governança ambiental.

Sobre o assunto

Há um crescente reconhecimento de que o setor de mineração não apenas gera impacto diferente sobre homens e mulheres, mas que as políticas públicas para a governança do setor também afetam as mulheres e os homens de maneira diferente.

Estatisticamente, mulheres e meninas têm mais probabilidade de sofrer os impactos negativos relacionados à mineração, tais como a poluição da água e da terra ou a falta de acesso a água e terra, e ameaças à segurança e saúde, relacionadas ao influxo de trabalhadores temporários e pessoas à procura de emprego, tais como doenças sexualmente transmissíveis e agressões sexuais.

Este próximo seminário online do programa de governança ambiental analisará como os países podem incorporar questões de gênero em suas respostas à mineração, tirando lições de experiências colombianas aplicadas na mineração de ouro e carvão mineral.

Contato:

  • Sanna Due, Programa conjunto de governança ambiental, PNUD/Naturvårdsverket, sanna.due@undp.org

O EGP é um programa conjunto do PNUD e da Agência de Proteção Ambiental da Suécia (Naturvårdsverket) sobre gestão sustentável dos recursos naturais. Lançado em 2014, o programa apoia governos a integrar a proteção ambiental e dos direitos humanos na gestão e governança do setor de mineração. O programa atua em colaboração com os governos da Colômbia, Quênia, Mongólia e Moçambique. Acesse o site