Seminário marca volta às aulas de 55 mil estudantes em Maceió

26 de March de 2019

Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Em Maceió, mais de 55 mil alunos da rede municipal já recomeçaram o ano letivo, um momento frequentemente carregado de ansiedade e expectativas, tanto para estudantes como para professores. Em reconhecimento à importância da ocasião, o PNUD, no âmbito do projeto de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió – Semed, promove, de 25 a 27 de março, o Seminário de Voltas às Aulas  "Consolidando os indicadores de qualidade, de inclusão e de inovação da Rede Municipal de Educação". O evento, que está em sua quinta edição, propõe discutir temas fundamentais para a rede, além de avaliar os avanços e desafios para o novo ano e socializar novas experiências pedagógicas que podem ser repercutidas para outras escolas do município.

Neste ano, o projeto Semed/PNUD convidou para o seminário o diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna e ex-secretário de Educação de Pernambuco, professor Mozart Neves Ramos. Especialista com vasta experiência na área educacional, Ramos profere a palestra "Como trazer a educação do século XXI para dentro da escola". Essa será uma oportunidade para diretores e vice-diretores, coordenadores pedagógicos, professores e técnicos refletirem sobre o papel do educador enquanto propositor de uma educação plena, com significado, mas que, sobretudo, atenda aos desafios contemporâneos.

Para a secretária municipal de educação de Maceió, Ana Dayse Rezende Dorea, o seminário Semed/PNUD já é uma tradição na rede, e envolve todos que fazem parte da comunidade escolar, a quem a gestora se refere como "as figuras mais importantes nesse contexto". A respeito da programação, Dorea relembra que, em todos os anos, são debatidas temáticas atuais: "Neste ano, especialmente, vamos abordar a educação contemporânea para dentro das escolas, pois estamos vivendo momentos novos, diferentes do contexto da Educação. Também apresentaremos as experiências exitosas que a rede tem, com ênfase no trabalho da biblioteca da Semed", sintetiza a secretária.

De acordo com a analista de programa do PNUD, Maria Teresa Amaral Fontes, os três temas tratados no evento deste ano - inclusão, inovação e qualidade da educação - tocam no cerne do mandato do PNUD para alcançar a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). "Acreditamos que esse projeto mostra que estamos investindo naquilo que realmente deve ser investido, que estamos no caminho certo e que existe um protagonismo forte das lideranças locais para fazer com que haja uma melhoria na qualidade da educação em Maceió", afirma.

Durante o seminário, também foi assinado o plano de trabalho Semed/PNUD 2019. A programação ainda reservou um breve momento para relembrar a trajetória do projeto, sua consolidação e continuidade, além de apresentações de arte e cultura protagonizadas pelos estudantes.

Nas palavras da coordenadora-geral do projeto Semed/PNUD, Rita Ippolito, o evento é muito simbólico para toda a Rede, porque marca mais um ano de história e de muito trabalho, bem como de muito crescimento, tanto para as crianças quanto para as escolas: "O PNUD participa com muito entusiasmo, animação e expectativa desse momento, pois o caminho para uma educação de qualidade e inclusiva, através da qual a criança possa ser acolhida e ao mesmo tempo possa responder ao seu anseio de aprendizagem, seja realmente cumprido com todos os esforços e com todos os desafios que devem ser superados na escola pública brasileira".