PNUD deverá colaborar com o Governo de Goiás

2 de April de 2019

Foto: Octacilio Queiroz

Representantes do PNUD estiveram em Goiânia, na última quarta-feira 27, para discutir com o Gabinete de Políticas Sociais do Governo de Goiás, coordenado pela primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, possibilidades de cooperação técnica. O objetivo do encontro foi trocar informações e identificar potenciais áreas de colaboração.

Durante o encontro, a equipe do PNUD pôde conhecer o trabalho realizado em torno do Índice Multidimensional de Carência das Famílias Goianas (IMCF) e as ações já iniciadas nos dez municípios mais vulneráveis de Goiás. Ademais, técnicos do PNUD apresentaram a representantes do Gabinete uma série de ferramentas e indicadores, como o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) do Relatório de Desenvolvimento Humano, além de programas e plataformas, como o Viva Voluntário, que reúne políticas de fomento à participação comunitária por meio do voluntariado, desenvolvida em parceria com a Casa Civil do Governo Federal. A Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável também foram temas debatidos na reunião do Gabinete.

Para a primeira-dama, o Viva Voluntário, especialmente, vai ao encontro do trabalho que o Gabinete deseja desenvolver ao resgatar o conceito do voluntariado em Goiás de forma mais moderna e abrangente. De maneira mais ampla, Gracinha Caiado comemorou a parceria: "Goiás terá uma entidade internacional acompanhando, de forma transparente e eficaz, os projetos que serão desenvolvidos por meio do Gabinete de Políticas Sociais".

Para a representante-residente assistente da área programática do PNUD, Maristela Baioni, o encontro foi positivo. A iniciativa de constituir um Gabinete de Políticas Sociais com a participação de diversas secretarias, instituição de estatística, sociedade civil e outros parceiros evidencia o interesse do Estado na construção de políticas públicas integradas que têm o ser humano como centro do desenvolvimento", disse Maristela.

Ainda na ocasião, em reunião com o governador Ronaldo Caiado, foi confirmado o interesse do Estado em continuar e aprofundar o diálogo com o PNUD nas área de segurança pública e meio ambiente com vistas a estabelecer projetos de cooperação técnica com foco no apoio à gestão e aos temas prioritários das respectivas pastas.

Com informações do Gabinete de Imprensa do governador de Goiás.