Programa de apoio à primeira infância amplia acesso a 420 mil crianças vulneráveis

12 de July de 2019

Foto: Rafa Zart/ Ministério da Cidadania.

O Programa Criança Feliz, iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, completou mil dias de existência. Para comemorar o período, foi anunciada uma expansão do público-alvo, que passa a incluir crianças do Cadastro Único. Anteriormente, apenas crianças que fazem parte do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada poderiam participar. A ampliação permitirá que mais 420 mil crianças vulneráveis sejam acolhidas pelo programa, que já atendeu 678 mil pessoas no total.

Mais de 18 mil técnicos capacitados levam semanalmente às famílias orientações de como impulsionar o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e da linguagem infantil. Das crianças atendidas, mais de 21% começaram a receber as visitas domiciliares antes dos primeiros 12 meses. Além disso, já são mais de 9 mil crianças com algum tipo de deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, destaca que o investimento na primeira infância é fundamental para promover o crescimento do país e reduzir as desigualdades. "Hoje se sabe que o desenvolvimento humano é a peça-chave para as pessoas saírem da pobreza, no aspecto da educação, de capacitação para o trabalho. Mas tudo isso começa e depende do que vai acontecer no início da vida. Uma criança bem cuidada, um bebê bem estimulado pela família, vai ter uma escolaridade maior, ter menos problema com violência, vai ter um salário maior e ajudar sua família a sair da pobreza", explica.

"O PNUD se configura como um apoiador-chave do Programa Criança Feliz desde a sua origem e está envolvido diretamente em ações de avaliação de impacto, capacitações nos estados e municípios e formação de servidores. Consideramos o nosso apoio a este projeto como uma oportunidade de olhar para a primeira infância como tema prioritário e indispensável para o alcance do desenvolvimento sustentável, buscando trazer aquelas crianças em situação de vulnerabilidade para o centro de suas ações", afirma a analista de programa do PNUD Maria Teresa Amaral Fontes. 

O destaque aos primeiros mil dias do Programa Criança Feliz é uma analogia ao período indicado pela ciência como fundamental para o desenvolvimento infantil. O cálculo é feito com a soma dos dias correspondentes aos nove meses de gravidez e os dois primeiros anos de vida da criança. Estudos sugerem que o cuidado e a estimulação adequada da criança desde a gestação até o segundo aniversário impactam a saúde física, emocional e cognitiva dos indivíduos.

*Com informações do Ministério da Cidadania.

Para saber mais sobre o programa, confira o vídeo: