Projeto propõe promoção de empreendedorismo e geração de renda a comunidades negras tradicionais

3 de July de 2019

Foto: Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos

Desenvolver e aplicar, em formato piloto, metodologia dedicada à promoção do empreendedorismo e da geração de renda de povos e comunidades negras tradicionais que possa servir de exemplo para todo o país é o próximo passo de um projeto da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SNPPIR), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em parceria com o PNUD.

A fim de conhecer ações de desenvolvimento comunitário e de capacitação que contribuam para o projeto, o PNUD acompanhou, no fim de junho último, uma visita da SNPPIR à casa de matriz africana Ilê Omolu Oxum, em São João de Meriti, Rio de Janeiro. Na ocasião, foram conhecidos o espaço e o funcionamento do terreiro, que, além do aspecto religioso, trabalha com diversas ações sociais, como oficinas de capacitação e palestras educativas.

Empreendedorismo

A equipe foi recebida por Mãe Nilce (Iyá Egbé do Ilê Omolu e Oxum), coordenadora da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde e conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (CEDIM). Esperançosa, ela disse ter ficado muito feliz com a aproximação. "Essa visita nos traz muita esperança. A partir dela, vamos dar continuidade ao nosso trabalho de empreendedorismo, a esse empoderamento das pessoas que nos procuram, principalmente as mulheres".

Para a coordenadora-geral de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Terreiros e para Povos Ciganos da SNPPIR, Isabel Paredes, esse será um trabalho de valorização do empreendedorismo desses povos tradicionais. "Ninguém vai dizer às comunidades o que fazer. Queremos entender as necessidades de cada local e apoiá-los nas suas aptidões econômicas", afirmou.

A oficial de Gênero e Raça do PNUD no Brasil, Ismália Afonso, concorda que há um campo de conhecimento e de práticas consolidados. "É um sinal que a iniciativa piloto terá, de fato, potencial para ser replicada em outras localidades e casas de matriz africana. Assim, teremos sucesso no objetivo do projeto, que é o desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades negras tradicionais".

Projeto

O projeto "Apoio ao desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades negras tradicionais", do PNUD Brasil em parceria com a SNPPIR, tem como objetivos promover a capacitação dessas comunidades, com as ações voltadas para a melhoria da situação de vulnerabilidade social das famílias vinculadas às casas e terreiros.

Com informações do MMFDH.