Vencedores do Prêmio ODS Pacto Global são anunciados em cerimônia em São Paulo

17 de May de 2019

Foto: Rede Brasil do Pacto Global

Os vencedores de todas as categorias e eixos do Prêmio ODS Pacto Global foram anunciados nesta quinta-feira (16), em São Paulo. A iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global, vinculada ao PNUD, visa sensibilizar e reconhecer práticas de empresas, profissionais e academia em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Dos 800 projetos inscritos e 36 finalistas, 13 receberam o prêmio: cinco grandes empresas, quatro pequenas e médias empresas (PMEs), três instituições de ensino e um jovem profissional. O evento teve cerca de 300 convidados, além de 1,5 milhão de pessoas que acompanharam a transmissão ao vivo online.

As inscrições dividiram-se entre as cinco áreas prioritárias da Agenda 2030: Pessoas, Planeta, Paz, Prosperidade e Parcerias. A seleção levou em conta os critérios da consultoria PwC, que também auditou o processo. Uma banca avaliadora independente definiu os finalistas e vencedores.

Lembrando a referência da Carta das Nações Unidas à união dos povos e o lema da Agenda 2030, "Não deixar ninguém para trás", a presidente da Rede Brasil do Pacto Global, Denise Hills, destacou a importância do debate sobre a Agenda 2030 na iniciativa privada.

"A Rede Brasil busca reconhecer o bom trabalho das empresas e sempre levar o debate em torno dos ODS. Por isso, além da premiação, hoje tivemos também a visão dos princípios da organização, que vão estar aqui sendo discutidos, e como eles atuam em sustentabilidade coorporativa no Brasil", afirmou na abertura do evento.

A representante-residente do PNUD no Brasil, Katyna Argueta, concordou: "O Prêmio ODS da Rede Brasil do Pacto Global oferece bons exemplos de como novas soluções podem ser incorporadas aos modelos de negócio das empresas para transformar realidades, encontrar soluções conjuntas com a sociedade civil e influenciar os mais diversos públicos, sejam eles colaboradores, fornecedores, distribuidores, consumidores, governos ou academia".

O prêmio tem o apoio das empresas Natura, Ambev, MRV e Klabin. 

Abaixo, a relação dos premiados:

Grandes Empresas

Eixo Parcerias: Ações Educativas de Eficiência Energética (Neoenergia);

Eixo Paz: Projeto Internet Sem Bullying (COPEL Telecom);

Eixo Prosperidade: Enel Compartilha Empreendedorismo (Enel Brasil);

Eixo Planeta: Living LAB em Campinas (CPFL Energia);

Eixo Pessoas: Projeto Florada (3 Corações).

Pequenas e Médias Empresas

Eixo Parcerias: Valorização da Neurodiversidade (Specialisterne Brasil);

Eixo Prosperidade: Brindes Upcycling (Netza Promoções e Eventos);

Eixo Planeta: Reciclagem a Seco de Embalagens Plásticas Contaminadas (Eco Panplas);

Eixo Pessoas: Estúdio Escola de Animação (Baluarte).

Academia

Eixo Prosperidade: Horticultura Orgânica em Comunidades Socialmente Vulneráveis no litoral do Paraná (Unespar);

Eixo Planeta: Horta Comunitária: Novos Caminhos e Saberes (Universidade Metodista de São Paulo);

Eixo Pessoas: Planejamentos de empreendimentos sociais - PUC-RJ/IAG Business School.

Jovens Profissionais 

Juliana Oliveira (Nestlé).