O PNUD e a ONU

O PNUD e a ONU

O PNUD é uma das 23 agências especializadas, fundos, programas e entidades que desenvolvem atividades no Brasil, dos quais 22 são residentes e 1 não-residente. O PNUD reúne a experiência técnica e os subsídios necessários para coordenar as atividades de desenvolvimento entre os organismos que formam o Sistema das Nações Unidas. Para a ONU, melhorar os níveis de desenvolvimento humano, principal mandato do PNUD, é elemento-chave na criação de condições para a paz e segurança internacional.

Sistema do Coordenador-Residente e Equipe de País das Nações Unidas

O Sistema do Coordenador-Residente (CR) engloba todos os organismos das Nações Unidas voltados para atividades nas áreas de desenvolvimento, emergências, reconstrução e transição nos países, independentemente da presença formal deles no país. O Sistema do CR tem como objetivo unir os esforços e facilitar a atuação conjunta de todas as agências especializadas, fundos, programas e entidades da ONU, tornando as operações mais relevantes, eficazes e eficientes para os países.

A Equipe de País das Nações Unidas (UNCT – United Nations Country Team) existe em mais de 130 países, mas abrange cerca de 161 países onde a Organização das Nações Unidas tem programas em operação. O UNCT assegura a coordenação interagencial e o processo decisório no país de atuação. O objetivo principal da Equipe de País é de fazer com que cada agência especializada, fundo, programa e entidade possa atuar em conjunto, como parte do Sistema do Coordenador-Residente, para assegurar o alcance de resultados concretos em apoio à agenda de desenvolvimento do governo local.

O UNCT é liderado pelo Coordenador-Residente (CR), financiado e coordenado pelo PNUD, além de ser o representante designado do Secretário-Geral da ONU para as operações e programas de desenvolvimento no país. O CR se reporta ao Secretário-Geral por meio do Grupo das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDG), presidido pelo Administrador do PNUD. Niky Fabiancic é o Coordenador-Residente do Sistema Nações Unidas no Brasil desde 29 de outubro de 2015.

A Equipe de País é composta pelos chefes das agências especializadas, fundos, programas e entidades das Nações Unidas designadas para cada país. O grupo pode também incluir representantes das instituições de Bretton Woods (Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial). O UNCT garante participação de todas essas entidades da ONU presentes no país no processo decisório referente a assuntos estratégicos e programáticos do Sistema ONU. Atualmente, o UNCT do Brasil é composto por 23 membros, e os representantes de cada um dos organismos do Sistema ONU no Brasil são:

ACNUR/UNHCR: Jose Egas, Representante no Brasil
ACNUDH/UNHCHR: Birgit Gerstensberg, Representante Regional para América do Sul
CEPAL/ECLAC: Carlos Mussi, Diretor no Brasil
FAO: Rafael Zavala, Representante no Brasil
UNFPA: Jaime Nadal, Representante no Brasil
ONU HABITAT/ UN HABITAT: Alain Grimard, Diretor
UNAIDS: Georgiana Braga Orillard, Coordenadora no Brasil
OIT/ILO: Martin Hahn, Representante Residente no Brasil
OPAS-OMS/PAHO-WHO: Socorro Gross, Representante no Brasil
OMPI / WIPO: José Graça Aranha, Diretor Regional
ONU MULHERES/UN WOMEN: Nadine Flora Gasman Zylbermann, Representante para o Brasil
PMA/WFP: Daniel Balaban, Representante e Diretor do Centro de Excelência no Combate à Fome no Brasil
PNUD/UNDP: Katyna Argueta, Representante-residente
PNUMA/UNEP: Denise Hamú, Coordenadora no Brasil
UNESCO: Marlova Jovchelovitch Noleto, Representante no Brasil
UNIC: Maurizio Giuliano, Diretor para o Brasil
UNICEF: Florence Bauer, Representante no Brasil
UNOPS: Claudia Valenzuela, Gerente de País
UNODC: Rafael Franzini, Representante do Escritório de Ligação e Parceria no Brasil
UNIDO: Alessandro Amadio, Representante no Brasil
UNISDR: Raul Salazar, Diretor do Escritório Regional
UIT/ITU: Bruno Ramos, Diretor Regional para as Américas
UNDSS: Daniel Torres, Assessor de Segurança