COVID-19 pandemic

Pandemia COVID-19

A humanidade precisa de liderança
e solidariedade para combater a Covid-19

A pandemia causada pelo novo coronavírus é uma crise de saúde global determinante de nossa época. Desde seu surgimento, no fim do ano passado, o vírus espalhou-se para todos os continentes, com exceção da Antártida. 

Os países estão correndo para retardar a propagação da doença por meio de testes, tratamento de pacientes, rastreamento de pessoas, limitação de viagens, quarentena obrigatória e cancelamento de megaeventos, como torneios esportivos, apresentações musicais e aulas escolares.

A pandemia está se movendo como uma onda - que pode cair sobre as pessoas menos capazes de aguentar. No entanto, a COVID-19 é muito mais do que uma crise de saúde. Ao provocar tensão em cada país que alcança, ela tem o potencial de criar uma devastação social, crises econômicas e políticas que deixarão cicatrizes profundas.

Todos os dias, pessoas perdem emprego e renda, sem perspectiva sobre quando se retomará a normalidade. Pequenas nações insulares, fortemente dependentes de turismo, têm hotéis vazios e praias desertas. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 25 milhões de empregos podem ser perdidos.

Resposta do PNUD

Todos os países devem agir imediatamente para se preparar, responder e se recuperar. O Sistema ONU auxiliará os países em cada etapa, com foco nas populações mais vulneráveis.

Baseando-se em nossa experiência com outros surtos como Ebola, HIV, SARS, Tuberculose e Malária, bem como a nossa longa história de trabalho com o setor público e privado, o PNUD ajudará os países a responder com urgência e eficácia à COVID-19 como parte de sua missão de erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades e construir resiliência a crises e conflitos.

“Já estamos trabalhando intensamente, em conjunto com a Família ONU e outros parceiros em três prioridades imediatas: apoiar a resposta à saúde, incluindo a aquisição e o fornecimento de produtos essenciais para a saúde, sob a liderança da OMS, fortalecendo a gestão e a resposta às crises e abordando os impactos sociais e econômicos críticos”.
Achim Steiner, Administrador do PNUD. 

Em parceria com o WhatsApp, a OMS e o UNICEF, o PNUD criou um hub de informações, que levará assistência médica em tempo real para bilhões de pessoas mundo afora. 

O PNUD uniu-se também à AMV, uma das maiores agências de publicidade do mundo, e ao ator, escritor e comediante Stephen Fry para a campanha “Tweet Zero”, que destaca as ações simples que podem manter as pessoas seguras, como lavar as mãos com frequência, ficar em casa quando sempre que puder e não tocar o rosto. 

É preciso que toda a sociedade limite a disseminação da COVID-19 e amorteça o impacto potencialmente devastador que pode ter sobre pessoas e economias vulneráveis. 

Devemos reconstruir a confiança e a cooperação, dentro e entre as nações, e entre as pessoas e seus governos.

O PNUD também contribuirá para garantir que as respostas de cada país sejam abrangentes, bem como equitativas e inclusivas, de maneira que ninguém fique de fora, e os países possam continuar a progredir no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

Enquanto fazemos isso, devemos considerar também formas de evitar uma pandemia semelhante. 

Em longo prazo, o PNUD analisará maneiras de ajudar os países a prevenir e gerenciar melhor tais crises e garantir que o mundo faça pleno uso do que aprendemos com esta.

Uma resposta global é agora um investimento em nosso futuro.

Ações do PNUD no Brasil

"O PNUD está mobilizando todos os seus ativos e parceiros para apoiar fortemente o Brasil na construção e implementação da resposta aos impactos da pandemia da COVID-19, especialmente no que concerne às populações mais vulneráveis. Seguimos com o nosso compromisso de não deixar ninguém para trás."
Katyna Argueta, Representante Residente do PNUD no Brasil.