PNUD discute Negócios de Impacto em Teresina

14 de December de 2018

Gabriel Torres

Teresina foi o cenário escolhido para a realização do evento "Negócios de Impacto: Desafios e Oportunidades no Piauí", realizado na manhã de ontem, quinta-feira 13. Uma iniciativa do PNUD Brasil, em parceria com FIEPI, Senai/Piauí, Sebrae no Piauí e Governo do Estado, a atividade teve como objetivo identificar, dar visibilidade e fortalecer o setor na região. 

Mais de 70 pessoas participaram do evento, que contou com uma sessão de boas-vindas de representantes do PNUD e parceiros, palestras, painéis e rodas de conversa sobre o que são, como investir e acelerar negócios de impacto, iniciativas de ecossistemas de negócios de impacto com foco em desenvolvimento local e investidores com atuação regional.

De acordo com o coordenador da área de Pessoas e Prosperidade do PNUD no Brasil, Cristiano Prado, a presença do PNUD em Teresina, as parcerias que vem sendo desenvolvidas na região e iniciativas como o seminário fomentam localmente o desenvolvimento da Agenda 2030, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para isso, entretanto, o setor privado também precisa estar presente. "Somente os poderes públicos, em todo o mundo, não são suficientes para o avanço da agenda. É preciso que o setor privado também atue em conjunto, e ele atuará se conseguir enxergar oportunidades de negócio. Aí surgem os negócios de impacto: a ideia de que é possível fazer negócio, ter lucro, gerar emprego e renda, ao mesmo tempo em que se faz bem para a sociedade", destacou o coordenador durante a abertura do evento.

Incluir

Considerado o primeiro passo para identificar oportunidades de negócios de impacto no Piauí, além de dialogar sobre o que é preciso fazer para que o setor se desenvolva na região, o evento acompanha outras iniciativas do PNUD Brasil realizadas em diferentes estados brasileiros, com foco em reduzir a pobreza e tornar o desenvolvimento mais inclusivo.

Como é o caso da iniciativa Incluir. Uma rede de diálogo e de troca de conhecimentos para que as empresas, associações empresariais e formuladores de políticas públicas conheçam experiências corporativas de sucesso e se articulem para promover negócios inclusivos e de impacto social.  

Para a especialista em setor privado e inovação do PNUD Brasil, Luciana Aguiar, criar valores compartilhados entre negócios e a sociedade aumenta a resiliência às oscilações da economia, às variações climáticas, problemas para a sociedade e lacunas de desenvolvimento. "Entendemos que há uma janela para o setor privado desenvolver novas soluções e novas oportunidades de negócio para responder às demandas da sociedade", explicou.