Após 5 anos de parceria, Secretaria de Educação de Maceió e PNUD avaliam resultado final de projeto

31 de October de 2019

Foto: Adalberto Farias

A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) e o PNUD encerram as atividades no âmbito do projeto Semed/PNUD após cinco anos de parceria. Um evento realizado em Maceió, nesta quinta-feira 31, celebra o término da cooperação técnica com a análise e a apresentação de resultados e recomendações.

A programação inclui debate sobre as principais ações e resultados alcançados, depoimentos dos atores envolvidos e as principais recomendações para a Rede Municipal de Educação, a partir dos conhecimentos e experiências compartilhadas durante a implementação do projeto. À ocasião, também foram divulgados os canais de acesso à informação e os produtos pedagógicos produzidos por meio da cooperação.

Participam da cerimônia o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, representantes do PNUD, do Ministério da Educação (MEC), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Ministério Público, Legislativo Federal, Estadual e Municipal, o presidente do Conselho Municipal de Educação (Comed), além de gestores escolares.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, destaca a contribuição do projeto no ensino público da capital. "O resultado desse trabalho vem sendo comprovado por meio das mudanças da evolução dos nossos indicadores, fruto da parceria, de um planejamento que envolveu pesquisadores, professores, gestores de várias áreas. Fica um legado muito importante, pronto para qualquer gestão que venha dar continuidade como projeto de estado", ressaltou.

Para a coordenadora geral do projeto Semed/PNUD, Rita Ippolito, o encontro tem como objetivo celebrar o ciclo que se encerra na parceria de uma forma positiva. "A parceria alcançou resultados animadores, a exemplo do crescimento da média do Ideb no município. Para que esses avanços sejam alcançados é preciso consolidar a escola como objeto da política educacional", afirmou.

Ao longo dos anos, o projeto Semed/PNUD construiu, junto com a Rede Municipal de Ensino de Maceió, uma série de produtos, informações e publicações. Os livros e relatórios produzidos visam colaborar para a reorganização da gestão escolar e educacional de Maceió, com o apoio das formações continuadas e novas propostas pedagógicas.

* Com informações da Secretaria Municipal de Educação de Maceió.