Desenvolvimento local impulsiona cumprimento das metas dos ODS

19 de December de 2019

Foto: Guilherme Larsen / PNUD

As ações do projeto “Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” em 2019 contemplaram um conjunto de iniciativas em 14 estados do Brasil, com a participação de 116 municípios. Além de colaborar com a disseminação de conhecimentos sobre a Agenda 2030 e políticas públicas sustentáveis, a participação de governos locais, representantes da sociedade civil organizada e do setor privado também marcou as ações neste ano. Para 2020, serão aprofundadas as atividades de capacitação junto ao público alvo dos municípios selecionados para a segunda etapa do projeto. As ações são resultado de uma parceria entre a Petrobras e o PNUD.

Em 2019, o PNUD realizou um amplo trabalho de consolidação de indicadores dos 116 municípios participantes do projeto para gerar os “Diagnósticos Situacionais ODS”, documentos que mostrarão aos governos municipais e à sociedade civil o grau de alinhamento dos índices de desenvolvimento local às 169 metas da Agenda 2030. Paralelamente, também foram elaboradas Avaliações Integradas Rápidas (RIAs) de alinhamento dos 116 Planos Plurianuais aos ODS. Esses documentos analíticos serão entregues e discutidos com todos os municípios ao longo do primeiro semestre de 2020.

Outra atividade de 2019 foi o oferecimento do curso à distância “Integrando a Agenda 2030 para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Ao longo de dois meses, mais de 2.300 alunos participaram do curso. Nas aulas, conteúdos sobre o processo de adoção da Agenda 2030, conceitos sobre desenvolvimento territorial, alinhamento do planejamento local aos ODS, principais fontes de informação sobre o tema e monitoramento de metas. Para os alunos que completaram o curso, foram fornecidos certificados de participação.

No segundo semestre de 2019, foi realizado o primeiro curso do Programa Presencial de Capacitação em Territorialização dos ODS, para o grupo de municípios demonstrativos de Pernambuco, formado por Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. Uma turma de 38 alunos, formada por representantes dos governos locais, organizações não governamentais e empresas dos dois municípios, recebeu uma formação de 40 horas, em Brasília, para se tornarem multiplicadores ODS e implementarem Planos de Trabalho no território, alinhados às metas da Agenda 2030.

Para a segunda fase do projeto, foram selecionados 28 municípios, em diferentes regiões do país. Durante o ano de 2020, gestores públicos, representantes da sociedade civil organizada e do setor privado das outras 26 cidades selecionadas para essa etapa participarão também do “Programa Presencial de Capacitação”. O próximo curso será realizado em Teresópolis, de 26 a 31 de janeiro, e contemplará o público alvo de Itaboraí, Maricá e Cachoeiras de Macacu, municípios que formam um dos territórios selecionados do Estado do Rio de Janeiro.