Duas empresas brasileiras estão entre os dez finalistas mundiais do Accelerate 2030, iniciativa do Impact Hub e do PNUD. Portal Telemedicina e SoluBio foram selecionadas entre mais de mil empresas de 16 países e quatro continentes para participar de uma semana intensiva de atividades em Genebra, na Suíça, entre os dias 4 e 11 de outubro.

Durante o evento, as selecionadas receberão suporte de organizações como PNUD, Impact Hub, International Trade Centre, Pfizer, Amazon Web Services, UNAIDS, Boston Consulting Group, entre outras, para fortalecerem e escalarem seus negócios a nível internacional. O principal critério de seleção foi o impacto dos empreendimentos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O chefe de operações do PNUD SDG Innovative, Artak Melkonyan, destaca que as empresas selecionadas neste ano estão desenvolvendo soluções inovadoras para questões importantes e interconectadas. “São empreendedores inovadores como esses que definem o ritmo para enfrentarmos os desafios mais urgentes do meio-ambiente, segurança alimentar, água potável e muitos outros representados pelos ODS”, afirma.

Na primeira etapa do programa, 35 empresas pré-finalistas foram selecionadas no Brasil para atividades de formação realizadas em diferentes capitais brasileiras. Esses empreendedores foram capacitados para aprimorar práticas de mensuração de impacto e elaboração de um plano de escala global.

Nessa segunda etapa, as três empresas com o melhor desempenho entre as 35 foram indicadas para participar da semana de imersão em Genebra. Dez foram selecionadas entre os 24 países participantes, entre elas as duas brasileiras. Após o evento na Suíça, os empreendimentos também receberão suporte durante nove meses para fortalecerem seus modelos de negócios.

O Accelerate 2030 conta com o apoio internacional da Pfizer e do International Trade Center e, no Brasil, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Fundação Grupo Boticário.

Conheça todos os finalistas:

Unima (México): Empresa de biotecnologia que desenvolve sistemas rápidos e baratos para diagnóstico e controle de doenças. O objetivo da empresa é solucionar a falta de acesso a diagnósticos rápidos para 3 bilhões de pessoas em países em desenvolvimento e com poucos recursos.

Portal Telemedicina (Brasil): A missão do Portal Telemedicina é permitir o acesso universal a serviços de saúde de qualidade, por meio de uma plataforma que fornece diagnósticos confiáveis, rápidos e de baixo custo para mais de 300 cidades no Brasil e na África, permitindo que os médicos diagnostiquem on-line com inteligência artificial.

Bio Live (Turquia): A Biolive produz grânulos bioplásticos 100% naturais feitos a partir de sementes de oliva, com a proposta de superar os problemas ambientais do consumo de plástico e suprir as deficiências no mercado de bioplástico.

AgroCognitive (Venezuela): Uma plataforma agrícola de precisão, acessível e inteligente para todos os tamanhos de fazendas e indústrias de alimentos. É suprida por um mecanismo de reconhecimento visual de inteligência artificial, modelos de análise, Blockchain e é compatível com gerenciamento de dispositivos IoT.

Ekofungi (Sérvia): A Ekofungi é produtora de cogumelos orgânicos de tamanho médio que utiliza um inovador modelo circular de produção. Ela aproveita resíduos locais à base de celulose (em um raio de 30 km), criando substrato de cogumelos e cogumelos de cultivo usando inovações energeticamente eficientes.

Impact Water (Nigéria): Fornecimento de água potável para instituições de países em desenvolvimento (escolas e instalações de saúde), por meio da venda, instalação e manutenção de sistemas de purificação de água. Esses sistemas utilizam tecnologia que promovem desempenho eficaz durante décadas e necessitam de manutenção preventiva relativamente simples.

InvestEd (Filipinas): O InvestEd permite que instituições e indivíduos invistam em empréstimos não bancários a estudantes universitários por meio de uma ferramenta inovadora de pontuação de crédito que prevê reembolso e emprego.

Sampangan (Indonésia): Solução inovadora de processamento de resíduos. Utiliza a tecnologia de carbonização (irradiação térmica) para decompor em carbono, eficientemente, qualquer tipo de resíduo sólido, orgânico e inorgânico, para agricultura orgânica e outras indústrias.

Costa Rica Insect Company (Costa Rica): Cria soluções sustentáveis baseadas em insetos e fornece soluções saudáveis e de alta qualidade para desnutrição. Além disso, o CRIC busca usar insetos para desenvolver componentes bioquímicos para indústrias não sustentáveis, como plásticos, produtos farmacêuticos, tecnologia e até embalagens.

SoluBio (Brasil): A missão da SoluBio é eliminar o uso de produtos químicos na agricultura por meio de uma tecnologia que permite aos agricultores produzirem seu próprio biofungicida, biopesticida e outros produtos necessários na agricultura.

Icon of SDG 08 Icon of SDG 09 Icon of SDG 10 Icon of SDG 12 Icon of SDG 17

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Brasil 
Ir a PNUD Global

A

Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Equador Eritréia Escritório do Pacífico Essuatíni Etiópia

F

Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Macedônia do Norte Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue