Finalistas nacionais são premiados em evento de encerramento do Accelerate 2030

31 de October de 2019

Foto: Jéssica Chiareli

Os cinco finalistas da etapa nacional do Accelerate 2030 foram homenageados no evento de encerramento do programa, em Brasília, na última quinta-feira 24. Meu Copo Eco, Portal Telemedicina, Redação Online, Robô Laura e Solubio Tecnologias Agrícolas foram as empresas selecionadas entre as 33 finalistas do Brasil.

Os negócios foram indicados para concorrer à etapa global, na qual 10 finalistas são escolhidos entre os 16 países participantes. Portal Telemedicina e Solubio se destacaram entre os finalistas internacionais, emplacando o Brasil como único país a ter mais de um negócio selecionado. México, Turquia, Venezuela, Sérvia, Nigéria, Filipinas, Indonésia e Costa Rica também estiveram representados.

As duas empresas brasileiras participaram de uma semana de imersão em Genebra para fortalecer e escalar globalmente os seus negócios. Além disso, receberão suporte durante nove meses a partir de outubro. O coordenador nacional do Accelerate 2030 e co-fundador do Impact Hub no Brasil, André Maciel, destaca que a missão do programa não é apenas escalar o negócio, mas o impacto dele.

Maciel também explicou que os negócios selecionados têm foco em diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e já estão em constante desenvolvimento. "Inicialmente, a ideia era selecionar até 30 negócios no Brasil, pois imaginamos que seria uma tarefa difícil encontrar negócios já em desenvolvimento com impacto nos ODS, mas fomos surpreendidos. A escolha foi difícil e, no fim, acabamos selecionando 35 empresas", explica.

Na abertura do evento, a representante-residente assistente do PNUD, Maristela Baioni, ressaltou a participação do PNUD no Accelerate 2030. "Trabalhamos para o desenvolvimento das pessoas. Nessa perspectiva, o PNUD vem atuando junto com essa iniciativa para identificar casos em que há inovação, muito impacto, conhecimento e promoção de oportunidades para crescimento de empresas no país", afirma.

O evento também contou com a participação de representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Fundação Grupo Boticário, da Pfizer e do International Trade Center, que são parceiros do programa.

Accelerate 2030

Accelerate2030 é um programa de aceleração do Impact Hub em parceria com o PNUD, que objetiva escalar globalmente negócios que estejam em fase de crescimento e alinhados com os ODS. Em seu terceiro ano, já alcançou mais de 1,5 milhão de pessoas em 24 países.

A iniciativa oferece às empreendedoras e aos empreendedores selecionados acesso a um programa de aceleração que inclui treinamentos, desenvolvimento de um plano para escala global, fomento a conexões estratégicas e suporte especializado. Apenas em 2019, um total de 1183 empresas se inscreveram no Accelerate 2030, 332 delas no Brasil.