Foto: Jéssica Chiareli

Os cinco finalistas da etapa nacional do Accelerate 2030 foram homenageados no evento de encerramento do programa, em Brasília, na última quinta-feira 24. Meu Copo Eco, Portal Telemedicina, Redação Online, Robô Laura e Solubio Tecnologias Agrícolas foram as empresas selecionadas entre as 33 finalistas do Brasil.

Os negócios foram indicados para concorrer à etapa global, na qual 10 finalistas são escolhidos entre os 16 países participantes. Portal Telemedicina e Solubio se destacaram entre os finalistas internacionais, emplacando o Brasil como único país a ter mais de um negócio selecionado. México, Turquia, Venezuela, Sérvia, Nigéria, Filipinas, Indonésia e Costa Rica também estiveram representados.

As duas empresas brasileiras participaram de uma semana de imersão em Genebra para fortalecer e escalar globalmente os seus negócios. Além disso, receberão suporte durante nove meses a partir de outubro. O coordenador nacional do Accelerate 2030 e co-fundador do Impact Hub no Brasil, André Maciel, destaca que a missão do programa não é apenas escalar o negócio, mas o impacto dele.

Maciel também explicou que os negócios selecionados têm foco em diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e já estão em constante desenvolvimento. "Inicialmente, a ideia era selecionar até 30 negócios no Brasil, pois imaginamos que seria uma tarefa difícil encontrar negócios já em desenvolvimento com impacto nos ODS, mas fomos surpreendidos. A escolha foi difícil e, no fim, acabamos selecionando 35 empresas", explica.

Na abertura do evento, a representante-residente assistente do PNUD, Maristela Baioni, ressaltou a participação do PNUD no Accelerate 2030. "Trabalhamos para o desenvolvimento das pessoas. Nessa perspectiva, o PNUD vem atuando junto com essa iniciativa para identificar casos em que há inovação, muito impacto, conhecimento e promoção de oportunidades para crescimento de empresas no país", afirma.

O evento também contou com a participação de representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Fundação Grupo Boticário, da Pfizer e do International Trade Center, que são parceiros do programa.

Accelerate 2030

Accelerate2030 é um programa de aceleração do Impact Hub em parceria com o PNUD, que objetiva escalar globalmente negócios que estejam em fase de crescimento e alinhados com os ODS. Em seu terceiro ano, já alcançou mais de 1,5 milhão de pessoas em 24 países.

A iniciativa oferece às empreendedoras e aos empreendedores selecionados acesso a um programa de aceleração que inclui treinamentos, desenvolvimento de um plano para escala global, fomento a conexões estratégicas e suporte especializado. Apenas em 2019, um total de 1183 empresas se inscreveram no Accelerate 2030, 332 delas no Brasil.

Icon of SDG 08 Icon of SDG 09 Icon of SDG 10 Icon of SDG 12 Icon of SDG 17

PNUD PNUD no mundo

A

Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Emirados Árabes Unidos Equador Eritréia Escritório do Pacífico Essuatíni Etiópia

F

Federação Russa Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Macedônia do Norte Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue