Global Steering Group para Investimentos de Impacto e PNUD assinam acordo histórico

19 de December de 2019

O presidente do GSG, Sir Ronald Cohen, e a diretora do Gabinete de Relações Externas e Advocacy do PNUD, Ulrika Modeér. Foto: PNUD

Buenos Aires – O Global Steering Group (GSG), grupo independente que catalisa investimentos de impacto, assinou com o PNUD acordo para trabalharem em conjunto pelo objetivo de fazer com que todos os investimentos levem em consideração seu impacto e mais capital e soluções impulsionem o alance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O GSG trabalhará em parceria com o SDG Impact, iniciativa do PNUD que acelera o progresso em direção aos ODS por meio da adoção dos Padrões Globais de Garantia dos ODS (Global SDG Assurance Standards), que fornecem orientações sobre como investidores e empresas podem contribuir para os ODS. Além disso, a iniciativa desenvolveu uma nova inteligência de mercado, o Mapa de Investimentos dos ODS (SDG Investor Maps), que traduz dados nacionais coletados pelo Sistema ONU em oportunidades de investimento. O anúncio foi feito durante a Cúpula GSG em Buenos Aires em novembro.

A colaboração inclui:

  • O compartilhamento do Mapa de Investimentos dos ODS do PNUD para atrair capital privado adicional;
  • O incentivo à utilização dos Padrões Globais de Garantia dos ODS como ponte entre as estruturas já implementadas e os relatórios e avaliações comparativas de desempenho;
  • A colaboração em eventos, como reuniões de investidores e diálogos;
  • A educação de formuladores de políticas e legisladores sobre investimentos de impacto;
  • O engajamento e apoio no nível governamental para futuros Conselhos Consultivos Nacionais, com o SDG Impact do PNUD e os escritórios nacionais do PNUD;
  • A continuação do engajamento no âmbito do G7/G20 e o desenvolvimento de engajamento com outros órgãos supranacionais relevantes, como a União Africana e a ASEAN.

Investimentos de impacto

O GSG tem promovido investimentos de impacto desde o início de suas atividades, em 2015, depois de integrar um grupo de trabalho do G8 altamente bem-sucedido em 2013, que resultou em sua criação. Agora, ele aspira desenvolver essa base com vistas a uma economia de impacto global.

O PNUD, por sua vez, tem assumido papel fundamental em auxiliar na definição e mensuração dos investimentos de impacto enquanto garante, simultaneamente, que as reivindicações de contribuições para os ODS possam ser validadas. Além disso, o PNUD tem olhado para o setor privado em busca de finanças e capital. Nesse contexto, os Padrões Globais de Garantia dos ODS estão fornecendo diretrizes para ajudar os investidores a tomarem decisões mais embasadas sobre como alocar recursos para os ODS com confiança.

"Milhões de vidas melhoraram em todo o mundo por meio de empreendimentos de impacto que proporcionam resultados sociais e ambientais juntamente com retornos financeiros", disse a administradora assistente do PNUD e diretora do Gabinete de Relações Externas e Advocacy, Ulrika Modéer. "Nossa nova parceria com o GSG ajudará a conectar os principais atores no mercado, fornecerá a clareza e as ferramentas necessárias para catalisar os fluxos de investimento de capital para os ODS e desbloquear bilhões de dólares em prol das pessoas e do planeta".

O primeiro conjunto de normas para fundos de participação e capital privado já foi publicado, e os Padrões Globais de Garantia dos ODS para emissão de títulos e para empresas serão lançados em dezembro de 2019 e em fevereiro de 2020. Investidores e empresas que atenderem a esses padrões poderão buscar a certificação e um selo exclusivo para comprovar sua adequação.

Cúpula Anual de Impacto do GSG

O acordo progrediu com a primeira Cúpula Anual de Impacto do GSG, realizada em Buenos Aires em 18 e 19 de novembro, a principal reunião global de líderes de impacto, investidores, empreendedores, líderes empresariais e filantropos para a América Latina.

As discussões abrangeram, entre outros temas, a implementação do Risco-Retorno-Impacto em toda a economia e a transição para o Capitalismo 2.0. O fórum global ainda planejou o avanço do movimento de impacto, trocando pontos de vista e opiniões e divulgando as melhores práticas.

"O GSG está impulsionando o crescimento do movimento de investimento de impacto em todo o mundo, com conselhos consultivos em 32 países e na União Europeia. Esses conselhos impulsionam a formulação de políticas de impacto e catalisam iniciativas locais para melhorar a vida e o meio ambiente. Esse acordo com o PNUD permitirá dimensionar e ampliar programas de impacto que possam atrair investimentos de impacto para fornecer os US$ 30 trilhões necessários em financiamento para alcançar os ODS", declarou o presidente do GSG, Sir Ronald Cohen.

Parceiros

O Global Steering Group para Investimentos de Impacto está presente em 33 países e na União Europeia por meio de conselhos consultivos nacionais (NABs) que reúnem líderes do mundo das finanças, negócios e filantropia para impulsionar a adoção de impacto mensurável em todos os investimentos e tomadas de decisão relacionadas a negócios.

O PNUD atua por meio de parcerias com instituições de todas as esferas da sociedade para ajudar a construir nações que possam suportar crises e impulsionar e sustentar o tipo de crescimento que melhora a qualidade de vida de todos. Em quase 170 países e territórios, oferece perspectiva global e insight local para ajudar a fortalecer vidas e construir nações mais resilientes.