Guia pioneiro possibilita cálculo da "pegada hídrica", que mede quantidade de água utilizada em edificações

28 de November de 2019

Foto: PNUD

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), a Caixa Econômica Federal e o PNUD lançaram em São Paulo, nesta semana, publicação pioneira no Brasil que possibilita o cálculo da pegada hídrica, indicador que mede a quantidade de água total utilizada nos insumos e nos processos construtivos desde o início do projeto até o fim da vida útil da edificação. Trata-se do Guia Metodológico de Cálculo de Pegada Hídrica em Edificações, disponível gratuitamente para download.

Apresentado durante o seminário "Conservação de Água e Uso de Fontes Alternativas em Edificações – Diferencial Competitivo para Empreendimentos", o guia teve como consultora técnica a empresa Infinitytech Engenharia e Meio Ambiente.

A diretora técnica da Infinityech, Virginia Sodré, explica que, a partir do cálculo da pegada hídrica, incorporadoras, construtoras e clientes poderão tomar decisões para aperfeiçoar seus projetos e compras e, assim, racionalizar o consumo de água. "No futuro, os empreendimentos poderão ser etiquetados quanto ao impacto sobre o consumo de água, a exemplo da etiquetagem já existente de equipamentos e edificações, que atesta o grau de eficiência no consumo de energia", afirma.

Uso racional dos recursos naturais

Para o vice-presidente do SindusCon-SP, Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, essas normas e publicações "constituem o arcabouço que vai viabilizar o uso racional e consciente da água, dando embasamento técnico às ações e legislações pertinentes e possibilitando o uso seguro deste recurso natural pela população".

Já o gerente executivo da Caixa Econômica Federal, Eduardo Von Schwerin Pimentel, anunciou que a instituição renovou a certificação Casa Azul para estimular o uso racional dos recursos naturais na construção e no uso de empreendimentos, mediante a maximização dos benefícios para os projetos mais sustentáveis. "A certificação da Caixa para empreendimentos sustentáveis, que já tinha as categorias Bronze, Prata e Ouro, ganhou uma nova: Diamante, quando a construtora demonstra a adoção de inovações", informou Pimentel. A certificação dá direito a condições mais vantajosas de financiamento.

Presente no lançamento, o assessor sênior do PNUD Haroldo Machado Filho, especialista em desenvolvimento sustentável, enfatizou que a participação de vários atores de diferentes setores – entre eles, governo, iniciativa privada, sociedade civil organizada e agentes de financiamento – é importante para o desenho e implementação de políticas públicas eficazes para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dentre os quais se prevê acesso universal à água potável e ao saneamento básico até 2030. "Cumprir esse objetivo depende de buscarmos soluções não convencionais e disruptivas", afirmou.

Pegada Hídrica

Coordenadora do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP e da comissão de estudos da ABNT que elaborou a norma de conservação de água em edificações, Lilian Sarrouf atribuiu as legislações mal feitas sobre o tema à falta de normas técnicas que lhes deem embasamento e destacou o protagonismo da construção civil na elaboração do regramento.

Segundo Sarrouf, legislações eficientes devem promover boas práticas, incentivá-las e fornecer diretrizes, e não devem obrigar a determinadas práticas sem viabilidade, especificar soluções, definir questões técnicas, restringir avanços e gerar insegurança. Ela enfatizou que o uso de fontes alternativas pode se tornar viável se feito de forma articulada entre poder público e iniciativa privada, buscando compatibilizar as leis de saneamento e dos códigos de obras.

  • Com informações do SindusCon-SP.