Mensagem pelo Dia Internacional do Voluntário

5 de December de 2019

Huong Dao Thu atua como voluntária no Escritório de Direitos das Pessoas com Deficiência no PNUD Vietnã.

Por Achim Steiner, Administrador do PNUD

No Dia Internacional do Voluntário, reconhecemos aproximadamente 1 bilhão de voluntárias e voluntários, que oferecem suas habilidades, tempo e entusiasmo às comunidades em todo o mundo.

Ao combater a mudança do clima, prestar cuidados de saúde e dar às pessoas marginalizadas mais oportunidades de melhorar seu próprio futuro, cerca de 8.000 voluntários das Nações Unidas atendem atualmente a mais de 40 entidades da ONU. Por exemplo, o UNV (United Nations Volunteers) trabalha com a Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul para criar fóruns neutros, reunir partidos em conflito e ajudar a construir a paz. No Paquistão, a Organização Mundial da Saúde mobilizou mais de 150 voluntárias e voluntários da ONU como monitoras e monitores para apoiar campanhas de avaliação da capacidade de lidar prontamente com o sarampo, visando a 32 milhões de crianças.

A inclusão é uma característica definidora do voluntariado. O UNV oferece ampla variedade de oportunidades para que todas e todos façam a diferença, independentemente de idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, status econômico. Exemplo disso está no Programa de Talentos do UNV para Jovens Profissionais com Deficiência, iniciativa do PNUD – da Armênia ao Zimbábue, 15 voluntários da ONU trabalham com o PNUD e fomentam a inclusão em sua capacidade, como modelos nos países em que atuam.

No Dia Internacional do Voluntário, parabenizo o trabalho das voluntárias e voluntários em todo o mundo – uma contribuição que será cada vez mais crítica na Década de Ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se aproxima. E os notáveis resultados já alcançados pelas voluntárias e voluntários todos os dias mostram como é possível desempenhar um papel ativo na formação de um futuro mais brilhante, sustentável e inclusivo.