MS abre consulta pública para PPP de universalização do esgotamento sanitário

5 de February de 2020

Fotos: Saneasul

Universalizar a cobertura do serviço de esgotamento sanitário no Estado do Mato Grosso do Sul em dez anos é o cerne do projeto de Parceria Público-Privada apresentado em audiência pública em Campo Grande (MS) no último dia 31. A iniciativa prevê a concessão privada do serviço nos 68 municípios atendidos pela Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul  (Sanesul), que representa 98% da cobertura em todo o estado.

Modernização dos sistemas de esgoto existentes, prestação de serviços mais eficientes, melhorias na saúde pública, atração de novos investimentos e geração de emprego e renda na implantação e manutenção dos sistemas estão entre os principais benefícios do projeto. “O projeto da PPP consolida todo o longo processo, hoje amadurecido, que será um marco importante para a melhoria da qualidade vida das pessoas”, afirma o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel.

Tendo em vista a crescente demanda da sociedade por infraestrutura e serviços públicos de qualidade e, nesse contexto, o potencial das alianças público-privadas, o Governo de Mato Grosso do Sul e o PNUD firmaram acordo de cooperação técnica em 2016. Com a parceria, foi possível analisar a viabilidade técnica e econômico-financeira do projeto, bem como aspectos ambientais, modelagem jurídica, execução e acompanhamento de contratos. Por meio do desenvolvimento de capacidades e transferência de conhecimento, foram desenvolvidos os estudos necessários para viabilizar a PPP proposta.

A oficial de programa do PNUD Maria Teresa Amaral Fontes lembra que a proposta vai ao encontro das metas definidas na Agenda 2030 , dentro de seus  e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “O Estado do Mato Grosso do Sul se destaca nos contextos global e nacional ao lançar essa iniciativa, principalmente ao optar pela parceria com o setor privado para conduzir esse processo”, destaca.

A iniciativa deverá colocar o Mato Grosso do Sul como estado pioneiro no Brasil no alcance da meta 6.2 do ODS 6, que estabelece “até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade”.

 

Consulta pública - A secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE), vinculado à Secretaria de Governo do Estado do Mato Grosso do Sul - Segov, Eliane Detoni, chama a atenção para as dificuldades históricas do poder público em atender as demandas da população e explica que o projeto da PPP do esgotamento sanitário garante os requisitos e condições necessárias para atingir os 98% de cobertura no estado, com a Sanesul assegurando a gestão comercial e o relacionamento direto com o consumidor na concessão do serviço. Dentre as obras previstas com os investimentos privados, no prazo de dez anos, estão a implantação de 4.600 km de rede coletora, 380 mil ligações domiciliares e construção de 85 estações de tratamento.

A consulta pública ao projeto da PPP do esgotamento sanitário   está aberta até 4 de março, com a disponibilização, na íntegra, de todos os documentos nos sites do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) e da Sanesul: www.epe.segov.ms.gov.br e www.sanesul.ms.gov.br

*Com informações do Subsecretaria de Comunicação do Governo de Mato Grosso do Sul