O futuro das cidades em debate: cultura, inovação e desenvolvimento sustentável

7 de February de 2020

Foto: UNsplash

A Década de Ação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é também a década da rápida urbanização. Estima-se que, em 2030, 60% da humanidade viverá em cidades, e essa porcentagem deverá saltar para 70% em 2050. As cidades deverão produzir mais de 70% das emissões de gás carbônico globais e consumirão 80% da energia do mundo. A urbanização tem impacto direto na mudança do clima, no aumento das desigualdades, no crescimento populacional e na degradação ambiental.

O 10º Fórum Urbano Mundial (WUF, na sigla em inglês), conferência global que terá lugar em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), entre 8 e 13 de fevereiro, abordará os principais desafios para garantir o desenvolvimento urbano sustentável, incluindo a necessidade de alinhar a implementação da Agenda 2030 com a Nova Agenda Urbana.

O Fórum terá como foco seis áreas de ação:

·        Mecanismos de financiamento inovadores para cidades sustentáveis.
·        Soluções urbanas inovadoras em habitação, mobilidade, planejamento e governança.
·        Tecnologia e dados como promotores de cidades sustentáveis.
·        Mulheres e juventude como capital humano e social ao futuro urbano sustentável.
·        Empoderamento de cidades como plataformas abertas de investimento para cultivar e promover negócios.
·        Impacto das migrações nas cidades.

O PNUD no Fórum

O PNUD participará do Fórum Urbano Mundial por meio das discussões informais e na modelagem de ações coletivas, engajando mesas de diálogo e eventos de alto nível. Representantes da organização discutirão com parceiros uma ampla gama de políticas e estratégias necessárias para alcançar tanto a Nova Agenda Urbana como as metas da Agenda 2030.

Nos próximos 30 anos, são estimados investimentos de US$ 90 trilhões em infraestrutura, principalmente em áreas urbanas. Há uma oportunidade única para fomentar esses investimentos a fim de garantir a transição para uma economia de baixo carbono, com eficiência no uso de recursos naturais, resiliência do clima e cidades em que as pessoas possam ter uma vida pacífica, socialmente justa e com saúde de qualidade. Se os recursos disponíveis forem bem geridos, as cidades podem contribuir significativamente para o cumprimento das metas das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) e manter a ambição de que o aumento da temperatura global do clima não passe de 1,5º C nos próximos anos.

O PNUD está comprometido a continuar a desenvolver soluções integradas para promover o desenvolvimento sustentável nas cidades. Aumentando as capacidades, o conhecimento e a rede de parceiros desenvolvida nos últimos 50 anos, a organização focará no apoio aos países, aos municípios e aos atores locais para ampliar a governança, o acesso a recursos financeiros e o progresso social. Assim, amplia as políticas de desenvolvimento, as capacidades de liderança, capacidades institucionais e colabora com o fortalecimento da resiliência com foco em resultados sustentáveis. 

São esperadas mais de 15 mil pessoas no Fórum Urbano Mundial, incluindo representantes de governos locais, nacionais e regionais, da sociedade civil organizada, da mídia, de agências, fundos e programas da ONU e de organismos internacionais.