ONU lança glossário de termos sobre consumo e produção responsáveis

6 de June de 2019

Foto: PNUD Brasil.

O que são gestão sustentável e eficiente dos recursos naturais, manejo ambientalmente adequado, capacidades científicas e tecnológicas e cadeias de produção e abastecimento no contexto do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 – Consumo e Produção Responsáveis? A definição sobre esses e outros termos são apresentadas no “Glossário do ODS 12”, lançado na Semana Mundial do Meio Ambiente pelo Grupo Assessor do Sistema ONU no Brasil para a Agenda 2030. O documento, que tem apoio de FURNAS, pretende servir de subsídio para o debate sobre políticas públicas, de forma neutra, entre instituições e indivíduos.

As definições e referências presentes na publicação foram organizadas por especialistas das Nações Unidas de forma colaborativa. Os conceitos do glossário pretendem ser uma proposição inicial e não esgotam os temas apresentados.

“A série de glossários, um para cada ODS, tem como objetivo apresentar, de forma qualificada, definições internacionalmente acordadas, bem como aquelas observadas à realidade brasileira. O trabalho representa a continuidade da parceria entre o Sistema das Nações Unidas no Brasil e o Governo Federal para a implementação e transversalização da Agenda 2030 em todas as esferas governamentais e múltiplos setores interessados”, afirma o coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic.

Na avaliação da oficial sênior de programas da ONU Meio Ambiente, Regina Cavini, o documento favorece a avaliação das metas do ODS 12. “O ODS 12 é a referência mais relevante para organizações e indivíduos na temática de produção e consumo sustentáveis. O Glossário surge como uma ferramenta fundamental para a construção de um caminho mais fluido no alcance das metas deste ODS, alinhando discursos, uniformizando termos, entendimento e linguagem. Dessa forma, também conseguimos garantir melhores métricas na avaliação do alcance das metas e no reporte de resultados”.

Desde a entrada em vigor da Agenda 2030, o Grupo Assessor da ONU no Brasil já lançou glossários referentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 (Igualdade de gênero), 6 (Água potável e saneamento), 7 (Energia limpa e acessível), 9 (Indústria, inovação e infraestrutura) e 13 (Ação contra a mudança global do clima).

Na avaliação do assessor sênior do PNUD e copresidente do Grupo Assessor da ONU no Brasil para a Agenda 2030, Haroldo Machado Filho, apresentar a definição de termos específicos para cada ODS é ferramenta fundamental para a formulação de políticas públicas com enfoque no desenvolvimento sustentável.

“Esses glossários constituem, portanto, relevante ferramenta de apoio à compreensão integrada dos temas da Agenda 2030. Conhecer os conceitos por trás do compromisso firmado pelos países na Cúpula do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em setembro de 2015, é fundamental para embasar a formulação de políticas, além de guiar sua implementação e acompanhamento ao longo dos próximos anos”, afirma Haroldo Machado Filho.

Para fazer o download do Glossário do ODS 12, clique aqui