Foto: Daniel Duft, CTBE

O Projeto SUCRE promove, em 8 de agosto, o curso gratuito "Mapas de Remoção de Palha", no Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR), que integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). Está disponível um total de 15 vagas, e as inscrições podem ser feitas até 22 de julho pelo site do projeto.

O objetivo do treinamento é apresentar a metodologia de geração de mapas de remoção de palha, desenvolvida pelo Projeto SUCRE para auxílio no planejamento e gestão das usinas de cana-de-açúcar. De acordo com a gestora do projeto, a pesquisadora Thayse Hernandes, a ferramenta é simples, baseada em planilhas Excel e Sistemas de Informação Geográfica (SIG). "Os mapas de remoção são uma estimativa, baseada nas condições de campo das usinas, de quanta palha estaria disponível para ser removida, garantindo a manutenção de quantidades mínimas que beneficiam a produtividade e o controle de erosão", explica Hernandes.

A partir do curso, as usinas terão capacitação para geração de mapas de remoção de palha de acordo com suas condições agronômicas, climáticas e operacionais. O "Guia de Boas Práticas de Remoção de Palha" desenvolvido pelo SUCRE será apresentado de forma sucinta para definição das classes de remoção de palha em campo. Terão destaque os dados necessários para aplicação da metodologia, bem como o tratamento e o processamento de dados agronômicos, climáticos e operacionais em planilhas Excel e ambiente de SIG. 

Público-alvo

O público-alvo do treinamento são os colaboradores das usinas parceiras do Projeto SUCRE envolvidos com gestão e planejamento da remoção da palha em campo, bem como colaboradores da área de geoprocessamento, SIG da usina ou ambos. Um comitê organizador fará a seleção dos participantes.

Além das usinas parceiras, também poderão participar outras empresas do setor sucroenergético que tenham interesse no assunto. No caso de um número de inscrições que exceda as 15 vagas, será escolhido um representante por usina.

Sobre o Projeto SUCRE

O Projeto SUCRE (Sugarcane Renewable Electricity) tem como objetivo principal aumentar a produção de eletricidade com baixa emissão de gases de efeito estufa (GEE) na indústria de cana-de-açúcar, por meio da palha gerada durante a colheita da cultura. Para tanto, a equipe do LNBR trabalha na identificação e solução dos problemas que impedem as usinas parceiras de gerarem eletricidade de forma plena e sistemática.

Com início em junho de 2015, serão, ao todo, cinco anos de projeto e um investimento de cerca de US$ 67,5 milhões, sendo US$ 55,8 milhões a parcela estimada de investimentos pelas usinas (grande parte já realizada com a instalação de estações de limpeza a seco, reforma ou compra de caldeiras, turbogeradores, enfardadoras e outros equipamentos).

A iniciativa é financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), gerida em parceria com o PNUD e implementada pelo LNBR.

Icon of SDG 07 Icon of SDG 13

PNUD PNUD no mundo

A

Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Croácia Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Emirados Árabes Unidos Equador Eritréia Escritório do Pacífico Essuatíni Etiópia

F

Federação Russa Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Macedônia do Norte Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue