‘Esporte em Casa’ incentiva exercício físico com distanciamento social

1 de April de 2021

Crédito: Jonathan Borba/Pexels

A REMS – Rede Esporte pela Mudança Social, em parceria com o PNUD Brasil e a fabricante de artigos esportivos Nike, realiza, em 6 de abril, o evento virtual “Esporte em Casa”, que incentiva a prática de exercícios físicos com distanciamento social no Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz.

Trata-se de um chamado para que a população realize atividades físicas, esportivas e brincadeiras em casa, contribuindo para evitar a infecção por COVID-19 em um momento crítico da pandemia no Brasil.

Os eventos virtuais, gratuitos e abertos ao público, serão divulgados nos perfis da REMS nas redes sociais e nos de seus membros (facebook e instagram).

Na semana de 5 a 9 de abril e na seguinte (de 12 a 15 de abril), será publicada uma série de vídeos realizados por 46 organizações da REMS com atividades físicas voltadas a diferentes faixas etárias, incluindo capoeira, ioga, judô, entre outras.

A ideia é que o público confira o calendário de divulgação com a descrição de cada atividade. Os vídeos ficarão disponíveis posteriormente, para que as pessoas possam se exercitar no momento que desejarem.

“O esporte é uma ferramenta importante para promover o desenvolvimento humano. Em um período de pandemia, é essencial incentivar atividades físicas e de lazer para promover a saúde e o bem-estar, mesmo dentro de casa”, afirma a analista de programa do PNUD Maria Teresa Amaral Fontes.

“A saúde mental das pessoas está muito abalada com toda esta situação de medo e incerteza. Com isso, definimos atividades para que as pessoas se exercitem, se divirtam e percebam o poder do esporte, para além da saúde física”, diz a coordenadora da REMS, Ana Luiza de Araujo Carrança.

Para o diretor-executivo do Instituto Família Barrichello, William Boudakian, o evento oferecerá a oportunidade de realizar atividades físicas e esportivas de qualidade “para nutrir o corpo e a alma e ajudar a combater a inatividade física”. A organização é responsável pela Secretaria Executiva da Rede.

Em 2007, o PNUD criou as bases para a criação da REMS, uma iniciativa que tem por missão mobilizar e fortalecer organizações que reconheçam o esporte como fator para o desenvolvimento humano.

Os principais objetivos da Rede, que hoje conta com 161 ONGs, são fortalecer as capacidades institucionais e aumentar a sustentabilidade das organizações da sociedade civil; mobilizar a sociedade brasileira para a criação e a execução de programas, ações e políticas públicas de esporte para o desenvolvimento humano e a transformação social.

Outras metas incluem promover pesquisas e sistematização de conhecimentos que evidenciem a efetividade de projetos ou programas de esporte para a mudança social; e atrair mais financiamentos para o setor, aumentando o número de programas ou projetos de esporte para o desenvolvimento humano.

Clique aqui para acessar a programação do evento.