​Milton Nascimento dubla vídeo da campanha do PNUD "Não Escolha a Extinção"

14 de November de 2021

Foto: Divulgação

O vídeo da campanha "Não Escolha a Extinção", do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), agora tem versão dublada em português e por ninguém menos que o cantor e compositor Milton Nascimento. A versão legendada do vídeo já conquistou milhares de internautas no Brasil, repetindo o êxito mundial das edições em inglês, espanhol, francês e dinamarquês. A ideia é que a versão dublada brasileira alcance ainda mais pessoas, não só no Brasil como em outras nações de língua portuguesa na Europa, na África e na Ásia. 

Milton Nascimento, ao dublar o dinossauro Frankie, une-se ao time de artistas de renome internacional que também emprestaram sua voz à campanha do PNUD. O filme, primeiro realizado na Assembleia Geral da ONU com animação CGI (imagens geradas por computador), apresenta celebridades mundiais dando voz ao dinossauro em várias línguas, incluindo os atores Eiza González (espanhol), Nikolaj Coster-Waldau (dinamarquês) e Aïssa Maïga (francês). 

Para Milton Nascimento, que gravou a dublagem em seu próprio estúdio no Rio de Janeiro, "essa foi uma oportunidade de participar de uma ação global pela proteção da humanidade e do planeta". A experiência de dublar um dinossauro foi inédita e inesperada para o artista. "A mensagem dessa campanha é urgente. Se não fizermos algo para impedir que a mudança global do clima continue a devastar a natureza, poderemos ser extintos", observou Milton.

A direção de dublagem é de Guilherme Lopes, e a mixagem e a finalização são da Canja Audio Culture. 

Frankie, o dinossauro

Após invadir o icônico salão da Assembleia Geral da ONU, famoso por discursos históricos de líderes mundiais, o imponente dinossauro Frankie se dirige a uma plateia perplexa de diplomatas, dizendo que "é hora de os humanos pararem de dar desculpas e começarem a fazer mudanças" para lidar com a crise do clima. “Pelo menos a gente tinha um asteróide”, avisa o dinossauro, referindo-se à popular teoria que explica a extinção desses enormes répteis há 70 milhões de anos. "Qual é a desculpa de vocês?", ele indaga, desafiador.

A campanha “Não Escolha a Extinção” do PNUD e seu curta-metragem buscam tornar mais evidente como os subsídios aos combustíveis fósseis estão retardando o progresso contra a mudança do clima enquanto beneficiam principalmente os ricos. Um estudo do PNUD divulgado como parte da campanha revela que o mundo gasta assombrosos US $ 423 bilhões por ano para subsidiar os combustíveis fósseis aos consumidores (petróleo, eletricidade gerada pela queima de outros combustíveis fósseis, gás e carvão).

A campanha e o curta metragem buscam ainda tornar mais acessíveis as questões técnicas, às vezes complexas, relacionadas aos subsídios aos combustíveis fósseis e à emergência climática. Por meio de diversas ações para envolver as pessoas, o objetivo é educar e dar voz às pessoas no mundo inteiro.

Confira a versão dublada do vídeo com Milton Nascimento:

Mais informações (em inglês) sobre a campanha do PNUD: www.dontchooseextinction.com