Bem Diverso é selecionado pela ONU como exemplo de boa prática

24 de June de 2021

Crédito da foto: Projeto Bem Diverso / Divulgação

O projeto Embrapa Bem Diverso foi um dos selecionados na “Chamada Boas Práticas ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, da Organizações das Nações Unidas (ONU). A convocatória buscou destacar exemplos de boas práticas, incluindo as que poderiam ser replicadas ou ampliadas por outras pessoas em todo o mundo na implementação da Agenda 2030 e que ajudassem a acelerar a recuperação do planeta pós-pandemia do novo coronavírus.

Ao apresentar o projeto como um dos selecionados, a Chamada ressaltou o fato de o Bem Diverso conciliar os objetivos econômicos e de conservação ambiental de maneira sustentável, assim como trabalhar para que as populações tradicionais e os pequenos agricultores tenham papel fundamental na conservação dos biomas Caatinga, Cerrado e Amazônia

“Esse trabalho envolve uma importante troca de conhecimentos. Absorvemos os saberes tradicionais dessas populações e compartilhamos informações técnicas relacionadas à restauração, à conservação, ao manejo e à produção sustentável para que elas cuidem desses territórios e nunca deixem de colher bons frutos”, explica o coordenador nacional do Bem Diverso e pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Anderson Sevilha. 

De acordo com Sevilha, a ideia é aprimorar a governança e a capacitação da comunidade. Por isso, a atuação do projeto envolve desde pesquisas e divulgação de técnicas para a conservação da biodiversidade em paisagens de múltiplos usos até a oferta de cursos e oficinas de formação, que tratam de manejo sustentável, formas de se organizar em cooperativas, técnica para processar e comercializar produtos e acesso às políticas públicas e ao crédito.

“Esse reconhecimento é resultado do esforço dos jovens, estudantes, agricultores, extensionistas, pesquisadores, técnicos, trabalhadores das agroindústrias e todos os que trabalham para o Bem Diverso acontecer”, ressaltou Sevilha.

Em cinco anos de existência, a partir da atuação do projeto, fruto de parceria entre Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e PNUD, com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), foram instaladas 72 unidades de aprendizagem, três centros de referência e três redes de jovens comunicadores populares. Além disso, foram mapeadas nove cadeias produtivas, desenvolvidos dez estudos de uso do solo e níveis de exploração sustentável, três planos de gestão de terras e seis contratos de uso de terra e água. As capacitações envolveram mais de 3 mil pessoas.

As atividades desenvolvidas no projeto resultaram em redução média de 84% do foco do fogo nos territórios e mais 1 milhão de hectares sob manejo sustentável, o que contribuiu para um aumento médio de 30% na produtividade e 40% na renda familiar da comunidade. No acesso ao crédito, mais de R$ 2 milhões foram concedidos, resultando no desenvolvimento de quatro novos produtos, quatro novos equipamentos, 22 rótulos e etiquetagem e melhoramento de seis produtos processados, que contribuíram para a implantação do ODS.

Ao apresentar o Bem Diverso como um dos selecionados, a chamada da ONU explicou que conciliar os objetivos econômicos e de conservação de maneira sustentável é uma questão importante abordada pelo projeto e que, apesar das mudanças nas políticas socioambientais que afetam negativamente as populações tradicionais, o Brasil está implementando várias políticas bioeconômicas destinadas a apoiar o uso da biodiversidade. 

“Mas, para garantir a inclusão das comunidades locais nos circuitos bioeconômicos e sua contribuição para a conservação da biodiversidade, produção de serviços ambientais e aumento efetivo de seus meios de subsistência e renda, existem várias restrições tecnológicas, de capacidade, de mercado e financeiras que precisam ser entendidas para ser resolvidas. Somente entendendo e removendo essas restrições, será possível dar uma resposta efetiva à Agenda 2030 e às metas dos ODS, e esses são os objetivos deste projeto”, afirma a apresentação do Bem Diverso.

SDG Good Practices

Esta foi a segunda vez que a ONU lançou uma convocação para apresentação de boas práticas, histórias de sucesso e lições aprendidas por todas as partes interessadas na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Nesta edição, a convocatória reforçou a importância de ampliar essas experiências de boas práticas para apoiar os esforços de recuperação da pandemia de COVID-19 e para acelerar o progresso em direção à Década de Ação para cumprir os ODS.

Agenda 2030

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. Nela são indicados 17 ODS e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.