Cerimônia de entrega do Prêmio Equatorial faz homenagem a dez povos indígenas e comunidades locais de todo o mundo

4 de October de 2021

CoopCerrado/Divulgação

Foi hoje (segunda-feira 4) a cerimônia de entrega do Prêmio Equatorial deste ano. Com o tema "Respostas a nossa crise planetária", o evento homenageou dez povos indígenas e comunidades locais de todo o mundo, entre eles um grupo do Brasil. Cada vencedor demonstrou destacada atuação pela melhoria da segurança alimentar, na luta contra a crise climática e na conquista de economias verdes.

A rede comunitária CoopCerrado está entre as iniciativas premiadas. Presente em todo o Brasil, ela administra uma área de 124 mil hectares para uso e colheita sustentáveis, fornecendo produtos e melhorando a subsistência de 26 mil pessoas. O êxito da iniciativa em proteger a biodiversidade, combater a crise climática e melhorar a subsistência local levou a sua replicação em cinco estados brasileiros, demonstrando o impacto da gestão comunitária e do marketing coletivo. A rede comunitária de mais de 4.600 famílias na ecorregião do Cerrado brasileiro exemplifica o uso sustentável de um ecossistema vulnerável em larga escala.

O Prêmio Equatorial destaca soluções baseadas na natureza e práticas desenvolvidas a partir do conhecimento tradicional dos povos indígenas e comunidades locais, que fornecem soluções práticas para a crise ambiental do planeta.

A cerimônia virtual teve, além das apresentações dos prêmios, vídeos sobre iniciativas vencedoras, declarações da comunidade e compromissos de governo, além de performances musicais e culturais.

Os países apresentados na cerimônia deste ano incluem Brasil, Bolívia, Camarões, Costa Rica, Equador, Índia, Quirguistão, Níger e México.

A lista completa das comunidades vencedoras está disponível aqui.

As apresentações de prêmios por celebridades dos países vencedores incluíram o DJ Alok, do Brasil.

Mais informações sobre a Iniciativa Equatorial podem estão disponíveis aqui.