Declaração do Administrador do PNUD sobre o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

3 de December de 2021

Foto: PNUD Bangladesh

Mesmo antes da pandemia de COVID-19, as pessoas com deficiência estavam sujeitas à marginalização - mais propensas a viver na pobreza e a experimentar taxas mais elevadas de violência, negligência e abuso. A pandemia de COVID-19 agravou ainda mais essa situação, com milhões de pessoas perdendo seus empregos e meios de subsistência, às vezes da noite para o dia. Na verdade, muitas pessoas com deficiência têm condições específicas subjacentes que tornam a doença mais perigosa para elas. Para certos grupos, como mulheres e meninas com deficiência, sua vulnerabilidade à violência baseada no gênero é ainda maior

À medida que alguns países começam a se recuperar lentamente da pandemia de COVID-19, um objetivo-chave deve ser o de moldar um mundo mais inclusivo e acessível que reconheça as contribuições de todas as pessoas, incluindo as pessoas com deficiência. De modo crucial, pessoas com deficiência devem ser capazes de assumir um papel de liderança nos esforços globais para construir melhor a partir da pandemia da COVID-19. A Organização das Nações Unidas (ONU) pretende liderar por meio do exemplo. Guiada por sua Estratégia de Inclusão das Pessoas com Deficiência, a ONU está impulsionando o progresso na inclusão das pessoas com deficiência mediante todos os pilares do seu trabalho: paz e segurança, direitos humanos e desenvolvimento. Olhemos, por exemplo, o Nepal, onde a ONU tem trabalhado para fortalecer capacidades em processos de governança que respondam às questões de gênero e inclusivas para pessoas com deficiência para 84 organizações de pessoas com deficiência, 72 mulheres representantes eleitas e 114 líderes comunitários de organizações de mulheres. E uma nova publicação do PNUD, diretamente assessorada por pessoas com deficiência de países como México e Malawi, visa promover a participação política de pessoas com deficiência psicossocial ou intelectual, de acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

Promover a inclusão digital das pessoas com deficiência também será fundamental para que elas possam assumir um papel mais proeminente na concepção das tão necessárias soluções de desenvolvimento. Também ajudará a garantir que elas tenham participação em áreas críticas como a ação climática. No entanto, as pessoas com deficiência enfrentam barreiras no acesso à internet e à tecnologia de assistência - incluindo obstáculos de acessibilidade econômica devido a menores rendimentos e despesas relacionadas a sua deficiência. Portanto, a ONU está impulsionando amplos esforços para ampliar a banda larga a preços acessíveis equipar as pessoas com as habilidades digitais de que necessitam. Notavelmente, apenas dois por cento dos 350 milhões de sites ativos têm algum grau de conformidade de acessibilidade. No entanto, há muitas soluções tecnológicas emergentes. Veja, por exemplo, a Inteligência Artificial, que pode atualizar milhões de sites automaticamente – fazendo a diferença na vida de milhões de pessoas ao impulsionar a inclusão. 

Guiado pelo novo Plano Estratégico 2022-2025, o PNUD continuará a promover a inclusão da deficiência em todos os aspectos de sua programação e de operações de apoio à Agenda 2030. Consideremos, por exemplo, o Programa de Talentos Voluntários do PNUD-ONU para Jovens Profissionais com Deficiência, que pode inspirar programas semelhantes tanto no sistema da ONU como além dele. Para que possam progredir melhor a partir desta pandemia, as pessoas com deficiência devem agora ter um lugar equitativo nas mesas de decisão – fazendo as escolhas que afetarão suas vidas diárias em direção a esse mundo mais inclusivo e acessível. Como sempre, toda a família da ONU estará à disposição para ajudar a garantir que os 15% do mundo com deficiências tenham uma voz igual no seu futuro. 

Achim Steiner, Administrador, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) 

Em 2021, o tema do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (DIPD) é "Liderança e participação das pessoas com deficiência rumo a um mundo pós-COVID-19 inclusivo, acessível e sustentável". Compartilhe a sua história usando as hashtags #DIPD #TodosIncluídos e #CRPD. O PNUD acolhe o secretariado da Parceria das Nações Unidas para os Direitos das Pessoas com Deficiência, que reúne entidades da ONU, governos e organizações que promovem os direitos das pessoas com deficiência.