Misako Koono, atriz japonesa, é Embaixadora da Boa Vontade do PNUD desde 1998.


Em março de 2020, o Governo do Piauí decretou estado de calamidade pública devido à pandemia da COVID-19 em todo o seu território como forma de prevenir os efeitos adversos do novo coronavírus. Para colaborar com o governo local e fortalecer o combate ao vírus, o PNUD, por meio de recursos doados pela Embaixadora da Boa Vontade Misako Konno*, apoia a aquisição e distribuição de máscaras artesanais, produzidas localmente, para grupos do Território Planície Litorânea do Estado. Serão mais de nove mil máscaras  distribuídas à população.

Com a ação, o PNUD fortalecerá a distribuição de máscaras artesanais para a população em situação de vulnerabilidade e, assim, colaborará com a prevenção da transmissão da COVID-19 no Território. Para a iniciativa, serão contratados pequenos grupos de artesãos locais que  produzirão as máscaras. Dessa forma, será assegurada a inclusão produtiva da comunidade local e a geração de renda e trabalho para pequenos produtores em um momento de retração econômica. Ao todo, serão destinados USD 10 mil para a iniciativa.

Todo o procedimento de confecção das máscaras reutilizáveis será realizado em articulação com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos municípios e entidades reconhecidas pelos Conselhos Municipais de Assistência Social. A preferência será atender famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional e famílias atingidas pela crise nos 11 municípios do Território Planície Litorânea, região que abriga 265.202 habitantes e tem mais de 75 mil habitantes na zona rural, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010).

A confecção das máscaras seguirá as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e atenderá as normas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Parceria

Desde 2018, o PNUD atua diretamente do Piauí, por meio de um escritório de projetos. Em parceria com o Governo do Estado, a sociedade civil organizada e o setor privado, o escritório fornece apoio para o desenvolvimento de ações e parcerias com foco na implementação e fortalecimento de políticas que dialogam com o desenvolvimento econômico inclusivo, social e ambiental, de forma integrada.

Com a ação no Território Planície Litorânea, o PNUD amplia as atividades no Piauí, por meio da resposta integrada da organização à COVID-19. Nesse contexto, o PNUD não só cobriu o território mais afetado pela COVID-19, como também articulou a participação da iniciativa privada, em conjunto com a Votorantim, que coordenou ação semelhante no Vale do Itaim, onde mantém atividade empresarial.

*Misako Koono, atriz japonesa, é Embaixadora da Boa Vontade do PNUD desde 1998. Desde então, colabora com a organização na promoção do desenvolvimento em países de diferentes regiões, com foco, particularmente, no empoderamento de jovens, meninas e mulheres.

 

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Brasil 
Ir a PNUD Global

A

Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Equador Eritréia Escritório do Pacífico Essuatíni Etiópia

F

Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Macedônia do Norte Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue