Empresas são reconhecidas por contribuir com proteção da camada de ozônio

2 de June de 2021

Foto: Tiago Zenero/PNUD Brasil.

Em comemoração à semana do meio ambiente, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o PNUD iniciam a entrega do quadro comemorativo Indústria Sustentável: Esta Empresa Ajuda a Proteger a Camada de Ozônio. O objetivo é agradecer a contribuição de cerca de 350 empresas do setor de espumas para o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH).

O Governo Federal, com o apoio do PNUD, está implementando o projeto para o setor de espumas no âmbito do PBH e, até o momento, apoiou a conversão industrial de 353 empresas do setor. Em conjunto, eliminaram o consumo de 2.160 toneladas de HCFC-141b, ajudando o Brasil a cumprir as metas estabelecidas pelo Protocolo de Montreal.

As empresas beneficiárias do PBH substituíram o HCFC-141b por substâncias que não agridem a camada de ozônio e apresentam baixo potencial de aquecimento global. O PBH forneceu apoio técnico e financeiro para a transição, e as mudanças fortaleceram o desenvolvimento sustentável do setor. Com o PBH, as empresas ficaram mais eficientes e preparadas para as novas tendências do mercado. O resultado alcançado pelo Brasil até o momento não teria sido possível sem a participação de cada empresa.