Expedição norueguesa One Ocean sedia seminário e promove sustentabilidade dos oceanos

25 de February de 2022

Evento reuniu autoridades brasileiras e norueguesas para discutir futuro dos mares e novas possibilidades para o setor. PNUD participou e falou sobre projeto Blue Resilience. Foto: Isak Okkenhaug/Statsraad Lehmkuhl

A expedição norueguesa One Ocean promoveu, durante a tarde de ontem (24), o seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis). O evento contou com a presença de representantes de empresas, do PNUD e de autoridades norueguesas e brasileiras.

Com painéis sobre tecnologias sustentáveis para o setor de pesca e sustentabilidade no setor náutico, o evento contou ainda com exposições sobre a colaboração bilateral entre o Brasil e a Noruega e sobre as iniciativas Blue Justice e Blue Resilience, a segunda realizada em parceria com o PNUD.
 
“A Noruega quer compartilhar esta forte tradição e fortalecer a agenda dos oceanos na relação bilateral com o Brasil. Há quatro anos, a Noruega lançou a iniciativa do High Level Panel para economia sustentável dos oceanos e adoraríamos dar as boas vindas à entrada do Brasil na iniciativa. Nós acreditamos que o país é um parceiro estratégico para o desenvolvimento de oceanos sustentáveis”, afirmou o embaixador da Noruega no Brasil, Odd-Magne, durante a abertura do evento.

A viagem ao redor do mundo promovida pela Statsraad Lehmkuhl Foundation, em parceria com o governo norueguês, universidades, cientistas e empresas, acontece no veleiro Statsraad Lehmkuhl, um barco-escola considerado o mais sustentável de sua categoria. Como parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), a expedição integra ciência, educação e informação, trazendo importante alerta sobre o impacto das mudanças globais no oceano.
 
“Os principais objetivos da expedição são recolher e compartilhar conhecimentos sobre os mares, mas também chamar atenção para os desafios que estamos enfrentando e com isso pensar nas possíveis soluções para esses problemas. Então, quando estamos nos portos, facilitamos reuniões entre as pessoas detentoras de conhecimentos e as pessoas com poder de decisão e investidores”, ressaltou o capitão do veleiro Statsraad Lehmkuhl, Jens Joachim Hiorth.

A embarcação de 108 anos é equipada com instrumentos de última geração, que permitem a coleta de dados durante toda a expedição. Com ecossondas, hidrofones e robôs não tripulados, os estudantes a bordo do navio conduzem trabalhos científicos e fundamentam projetos com amostras e informações de centenas de estações ao redor do planeta. Dentre os temas de estudo, a distribuição de microplásticos no oceano é um dos principais focos de pesquisa da expedição.

Representando o PNUD no seminário, a representante assistente do PNUD no Brasil, Maristela Baioni, destacou o trabalho de combate ao crime contra a indústria pesqueira, um dos temas com que a expedição lida ao fazer conscientização sobre a proteção dos oceanos. "O PNUD está empenhado em abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dos quais três estão diretamente ligados por essa importante iniciativa. Reduzir a atividade ilegal e criminosa na pesca marinha é uma ação fundamental que pode garantir a sustentabilidade social, ambiental e econômica desse importante setor no mundo no e no Brasil", afirmou.

"Nesse contexto, o projeto Blue Resilience, gerido pelo PNUD e lançado em 2020, coopera com a Blue Justice Initiative – por meio do Ministério do Comércio, Indústria e Pescas da Noruega – focando-se numa governança eficaz para combater o crime organizado no setor de pesca", completou Maristela Baioni.

Acerca da colaboração internacional para a promoção de ações mais sustentáveis nos oceanos, a cônsul-geral norueguesa Marianne Fosland ressaltou: “Eu gostaria de deixar uma mensagem final de que essa mudança verde não deve ser apenas uma mudança de fontes de energias ou tecnologias específicas. Nós devemos trabalhar juntos para promover trabalhos inclusivos, diversos e sustentáveis. Essa transição deve impulsionar o desenvolvimento socioeconômico. E é a nossa responsabilidade enquanto agentes da comunidade internacional agir com um espírito verdadeiramente transformador para deixar um mundo melhor às próximas gerações”.

Mais detalhes sobre a Expedição One Ocean estão disponíveis em: https://oneoceanexpedition.com