Fundação BB certifica novas tecnologias sociais

15 de July de 2021

Crédito da foto: Fundação Banco do Brasil

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021 certificou 59 iniciativas em sua 11ª edição. As novas tecnologias são das cinco regiões do Brasil e passaram a fazer parte da rede Transforma!, plataforma digital que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a solução de problemas socioambientais presentes em diversas comunidades brasileiras. O PNUD é um dos apoiadores do prêmio.

Da Região Nordeste, foram certificadas iniciativas dos seguintes estados: Bahia (7), Maranhão (1), Pernambuco (1), Paraíba (2), Piauí (1) e Sergipe (1). Da Região Norte: Amazonas (2), Pará (1) e Rondônia (1). Da Região Sul: Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (2) e Paraná (7). Do Sudeste: Espírito Santo (1), Minas Gerais (7), Rio de Janeiro (5) e São Paulo (11). Finalmente, do Centro-Oeste: Distrito Federal (5), Tocantins (1). Confira a lista de certificadas aqui.

As metodologias foram reconhecidas como soluções capazes de causar impacto positivo e efetivo na vida das pessoas, já implementadas em âmbito local, regional ou nacional, e passíveis de ser reaplicadas. Além das 59 iniciativas certificadas  nas quatro categorias regulares, outras 93 tecnologias sociais da modalidade “Especial 20 Anos” estão em processo de avaliação para o destaque entre as finalistas.

A próxima fase da premiação será a divulgação da lista com as finalistas, prevista para a segunda quinzena deste mês. Essa seleção leva em conta critérios de efetividade, inovação, sistematização da tecnologia e a interação com a comunidade, que também analisa o potencial de transformação social e a replicabilidade das iniciativas. As vencedoras serão anunciadas no evento de premiação em outubro.

Neste ano, o total do investimento é de até R$ 2 milhões em premiação e certificação, divididos entre as seguintes categorias: “Cidades Sustentáveis”, “Educação para o Futuro”, “Inovação Digital”, “Meio Ambiente e Renda” e uma categoria denominada “Especial 20 anos”. O Prêmio é destinado a instituições de ensino e de pesquisa, fundações, cooperativas, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais de direito público ou privado, legalmente constituídas no Brasil.

Rede Transforma!

A plataforma Transforma! conta com mais de 600 iniciativas. Em seu acervo, é possível fazer consulta por tema, cidade, estado ou país, entre outros parâmetros de pesquisa.

Na edição deste ano, o evento conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); BB Gestão de Recursos (BBDTVM); BB Tecnologia e Serviços (BBTS); Ativos S.A. e com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Pátria Voluntária; Casa Civil; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Com informações da Fundação Banco do Brasil.