Índice de Pobreza revela grandes desigualdades entre grupos étnicos

7 de October de 2021

PNUD Colombia

Nova York, 7 de outubro de 2021 – As disparidades na pobreza multidimensional entre grupos étnicos são consistentemente altas em muitos países, e em nove grupos étnicos mais de 90 por cento da população vive em situação de pobreza, de acordo com uma nova análise sobre pobreza multidimensional global divulgada hoje.

O Índice de Pobreza Multidimensional (MPI, na sigla em inglês) global, produzido pelo PNUD e a Oxford Poverty and Human Development Initiative (OPHI), da Universidade de Oxford, mede a pobreza considerando várias privações que as pessoas experimentam em seu cotidiano, como saúde precária, educação insuficiente e baixo padrão de vida. O relatório examina o nível e a composição da pobreza multidimensional em 109 países, contemplando 5,9 bilhões de pessoas, e desagrega os dados por etnia / raça / casta para 41 países com informações disponíveis.

O documento mostra também como, dentro de um país, a pobreza multidimensional entre diferentes grupos étnicos pode variar imensamente. Por exemplo, a diferença na porcentagem de pessoas multidimensionalmente pobres entre os grupos étnicos é de mais de 70 pontos percentuais no Gabão e na Nigéria.

Na América Latina, os povos indígenas estão entre os mais pobres. Por exemplo, na Bolívia, as comunidades indígenas representam cerca de 44% da população, mas representam 75% das pessoas multidimensionalmente pobres. Os números também são nítidos na Índia, onde cinco em cada seis pessoas multidimensionalmente pobres são de tribos ou castas consideradas inferiores.

A análise multidimensional também mapeia as próximas etapas. O MPI combina a incidência e a intensidade da pobreza. Os dois grupos étnicos mais pobres de Gâmbia – os Wollof e os Sarahule – têm aproximadamente o mesmo valor de MPI, mas suas privações são diferentes, sugerindo que ações políticas distintas são necessárias para reduzir a pobreza multidimensional.

Uma análise intradomiciliar da pobreza multidimensional com foco em gênero também está presente no estudo. Em todo o mundo, cerca de dois terços das pessoas multidimensionalmente pobres (836 milhões) vivem em famílias em que nenhuma mulher ou menina completou pelo menos seis anos de escolaridade. Um sexto de todas as pessoas multidimensionalmente pobres (215 milhões) vive em famílias nas quais pelo menos um menino ou homem completou seis ou mais anos de escolaridade, mas nenhuma menina ou mulher o fez. O relatório também conclui que mulheres e meninas em situação de pobreza multidimensional correm mais risco de violência pelo parceiro íntimo.

Em todo o mundo, em 109 países e 5,9 bilhões de pessoas:

• 1,3 bilhão de pessoas são multidimensionalmente pobres.

• Cerca de metade (644 milhões) são crianças menores de 18 anos.

• Quase 85% vivem na África Subsaariana (556 milhões) ou no Sul da Ásia (532 milhões).

• Mais de 67% vivem em países de renda média.

Mas qual é a realidade da vida cotidiana para pessoas multidimensionalmente pobres? Os dados pintam um quadro sombrio:

• 1 bilhão está exposto a combustíveis sólidos para cozinhar, outro bilhão vive com saneamento inadequado, e outro bilhão tem moradias precárias.

• 788 milhões vivem em uma família com pelo menos uma pessoa subnutrida.

• 568 milhões carecem de água potável no espaço de uma caminhada de ida e volta de 30 minutos.

“A pandemia de COVID-19 corroeu o progresso do desenvolvimento em todo o mundo, e ainda estamos lutando para entender todos os seus impactos", declarou o administrador global do PNUD, Achim Steiner. "O Índice de Pobreza Multidimensional deste ano nos lembra da necessidade de uma imagem mais ampla de como as pessoas estão sendo afetadas pela pobreza, quem são e onde vivem, se quisermos sair melhor desta crise e criar respostas eficazes que não deixem ninguém para trás ”, destacou.

Embora a pobreza multidimensional permaneça alta, houve sinais encorajadores de progresso em alguns países, pelo menos até o início da COVID-19. Dos 80 países e cinco bilhões de pessoas para os quais existem dados ao longo do tempo, 70 reduziram o MPI em pelo menos um período, com as mudanças mais rápidas vindo de Serra Leoa (2013–2017), seguida por Togo (2013 / 2014–2017). Alguns países viram as reduções absolutas mais rápidas em suas regiões mais pobres – ajudando a cumprir sua promessa de não deixar ninguém para trás. Essas áreas incluem o Centro-Norte da Libéria (2013–2019 / 2020) e a Província 2 do Nepal (2016–2019).

“Alcançar um futuro em que todas as pessoas desfrutem das capacidades essenciais que valorizam e têm razão para valorizar requer que a comunidade global corrija as desigualdades estruturais que oprimem e impedem o progresso. A desagregação dos dados multidimensionais da pobreza por etnia, raça, casta e a exploração de padrões de gênero e intrafamiliar desmascaram as disparidades e constituem um guia vital para os formuladores de políticas não deixarem ninguém para trás na última década para a ação ”, afirmou a diretora da OPHI na Universidade de Oxford, Sabina Alkire.

Embora dados completos sobre os impactos da COVID-19 no MPI ainda não estejam disponíveis, a pandemia expôs fraturas nos sistemas de proteção social, educação e vulnerabilidade dos trabalhadores em todo o mundo. Essas fraturas, mostra o relatório, são mais profundas em países com níveis mais elevados de pobreza multidimensional. Por exemplo, milhões de crianças em todo o mundo pararam de frequentar a escola durante a pandemia, mas a interrupção da educação formal foi mais prevalente em países com MPI mais alto. Na Zâmbia, por exemplo, a diferença entre a porcentagem de agregados familiares com crianças a frequentar a escola antes da pandemia e aqueles que participaram na aprendizagem assistida por professores durante a pandemia era de cerca de 80 pontos percentuais. Experiências de emergências de saúde anteriores sugerem que muitas dessas crianças podem nunca mais voltar à escola.

Acesse os dados completos e a publicação: http://hdr.undp.org/en/2021-MPI e https://ophi.org.uk/multidimensional-poverty-index/