MDR e PNUD lançam publicação sobre gestão integrada de riscos e desastres

21 de October de 2021

Crédito da foto: Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais.

O Sistema de Informações para o Desenvolvimento Sustentável lançou publicamente ontem (20) o Caderno Técnico GIRD+10: Gestão Integrada de Riscos e Desastres e do canal no YouTube Caderno GIRD em live realizada pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP). Parceiro da iniciativa, o PNUD participou do lançamento.

A publicação traz abordagens teóricas e metodológicas e exemplos de boas práticas que colaboram com uma perspectiva sistêmica, integrada e participativa de gestão de riscos e desastres, em direção à prevenção e à sustentabilidade. É dividida em quatro capítulos: Perspectivas sobre Gestão de Riscos e Desastres; Visão de Futuro e Cenários de Riscos no Brasil; Redução de Riscos e Desastres; e Ações Integradas e Colaboração na Gestão de Riscos.  Além dos textos, há animações, webstories, podcasts, vídeos de entrevista e um minidocumentário, que aproximam o tema dos riscos e desastres à realidade brasileira.

O objetivo principal dos materiais é ampliar a cultura de prevenção e proteção à vida, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil do Brasil.

A publicação e os audiovisuais são resultado de pesquisa desenvolvida entre julho de 2020 e setembro de 2021, com apoio da Universidade Federal do ABC (UFABC) e da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), no âmbito do projeto de cooperação técnica internacional com a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), e o PNUD.

A versão para download está disponível no site da SEDEC e do SIADES. Há também uma versão digital para acesso remoto. O material em mídia pode ser visualizado por QR codes dentro da publicação ou diretamente no canal do YouTube.