MMA e PNUD lançam edital para selecionar instituição especialista em inovação

11 de March de 2022

Foto: C/C.

Até o próximo 7 de abril às 15h, estão abertas as inscrições do edital que selecionará uma instituição para implementar o “Programa de Ideação”, a ser implementado no âmbito da Modalidade Inovação do Projeto Floresta+ Amazônia. A entidade selecionada será responsável por desenvolver a metodologia e por realizar o Programa de Ideação. Podem participar organizações ou consórcios de organizações que comprovadamente atuem no desenvolvimento e apoio a programas de ideação para impulsionar novas ideias e soluções com foco na conservação, recuperação e uso sustentável da vegetação nativa.

O “Programa de Ideação” tem como objetivo realizar desafios de inovação e maratonas de programação (“hackathons”) para gerar soluções relacionadas às linhas temáticas da Modalidade Inovação. A instituição escolhida deverá organizar quatro eventos presenciais, com duração de até dois dias cada. Nos encontros, os participantes terão a oportunidade de aprimorar ideias e apresentar estratégias e soluções para a criação e consolidação do mercado de serviços ambientais e para conservação, recuperação e uso sustentável da vegetação nativa. Serão apoiadas também iniciativas tecnológicas que promovam serviços básicos, criando oportunidades de integrar indivíduos em situação de maior vulnerabilidade aos sistemas de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).

A Modalidade Inovação tem como objetivo fomentar a criação e a consolidação do mercado de serviços ambientais e a conservação, recuperação e uso sustentável da vegetação nativa, por meio do desenvolvimento de soluções e empreendimentos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda aos provedores de serviços ambientais. Os programas de ideação visam engajar uma ampla gama de atores interessados no desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam para os objetivos da modalidade, incluindo estudantes e profissionais de diversas áreas e com atenção especial à participação de mulheres e jovens.

Ao longo de 2022, o Projeto Floresta+ Amazônia lançará editais para apoiar a originação, incubação e aceleração de negócios e estratégias que fortalecem o mercado de PSA e a conservação, recuperação e uso sustentável da vegetação nativa.

Floresta+ Amazônia

O Projeto Floresta+ Amazônia recompensa quem protege e recupera a floresta e contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa. Com o foco na estratégia de pagamentos por serviços ambientais, a iniciativa reconhecerá, até 2026, o trabalho de pequenos produtores rurais e agricultores familiares, apoiará projetos de povos indígenas e de comunidades tradicionais e ações de inovação com foco no desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal. O projeto funciona por meio de quatro modalidades: Floresta+ Conservação; Floresta+ Recuperação; Floresta+ Comunidades; Floresta+ Inovação.

Para mais detalhes sobre o edital, clique aqui.