Modelo algorítmico avalia impactos econômicos dos investimentos em infraestrutura

2 de March de 2021

Uma ferramenta desenvolvida em projeto de parceria entre Ministério da Economia e PNUD permitirá que empresas e setor público avaliem os impactos econômicos dos investimentos futuros em infraestrutura no Brasil.

O modelo de Equilíbrio Geral Computável (EGC) é um conjunto de códigos de programação que será utilizado para dar suporte às decisões da Secretaria de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI) e demais secretarias do Ministério da Economia.

A ferramenta permite simular os impactos econômicos locais e regionais das políticas públicas nacionais antes de sua implementação. Inicialmente, foi desenvolvida para simular os efeitos do programa de investimentos Pró-Infra na economia brasileira no período de 2020 a 2040.

Lançado em 2019, o Pró-Infra é um programa destinado a municípios, com a meta de ajudar a reestruturar a infraestrutura urbana. É operado com recursos do Orçamento da União, repassados de acordo com etapas de execução.

O modelo de EGC permite verificar, por meio de simulações e análises de cenários, possíveis impactos de investimento em infraestrutura na economia e seus efeitos sobre renda, emprego e produtividade. As empresas também poderão analisar os eventuais efeitos de políticas públicas nos setores de seu interesse.

Em última análise, o modelo visa à ampliação dos investimentos em infraestrutura e provisão de serviços públicos em saneamento (água, esgotos e resíduos sólidos), mobilidade urbana e desenvolvimento urbano no Brasil, de modo a subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas.

“Esta ferramenta amplia a capacidade de análise e decisão de investimento por parte do governo e do setor privado, ao permitir a simulação dos impactos globais de um investimento”, afirmou o coordenador da Unidade de Desenvolvimento Socioeconômico Inclusivo do PNUD no Brasil, Cristiano Prado.

“Ela permitirá, assim, complementar a análise de investimento, ajudando a realizar escolhas que permitirão ao Brasil crescer mais rápido, gerando impacto positivo para todos”, completou.

De acordo com o Ministério da Economia, os modelos de EGC compõem a fronteira do conhecimento no que tange à avaliação de políticas públicas antes de sua adoção.

Para o Ministério, a parceria entre SDI, Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec/ME) e PNUD possibilitou “a quebra da barreira de acesso dessa metodologia, permitindo que todo o setor produtivo faça uma simulação das políticas públicas de seu interesse”.

A criação da ferramenta faz parte de um projeto mais amplo firmado entre PNUD e Ministério da Economia em 2018, que visa acelerar o desenvolvimento econômico brasileiro sustentável por meio de políticas de estímulo ao comércio exterior, à indústria, ao setor de comércio e serviços e à inovação empresarial.

O projeto inclui a adoção de mecanismos de modernização da economia, participação brasileira em plataformas internacionais, governança e gestão aperfeiçoada do conhecimento. Com prazo de quatro anos, a iniciativa é executada de forma a auxiliar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

“Os objetivos delineados neste projeto têm como premissa o alcance de crescimento econômico inclusivo e ambientalmente sustentável, um dos focos das atividades do PNUD”, disse Prado.

“O projeto busca abarcar uma visão sistêmica e holística da economia brasileira, com o intuito de obter melhorias transversais em produtividade, competitividade e inovação, contribuindo ao mesmo tempo para a melhoria do ambiente de negócios e a capacidade do país de atender a demandas e compromissos internacionais”, completou.

A parceria contribui para o ODS 8 (crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável); ODS 9 (construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação); e ODS 16 (construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis). O arquivo zip do modelo já está disponível para download gratuito: https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2021/02/ferramenta-avaliara-impactos-economicos-de-politicas-publicas-futuras