Nova rodada do curso “Integrando a Agenda 2030 e os ODS” tem inscrições abertas

25 de August de 2020

Foto: Rafael Martins.

Representantes da sociedade civil organizada, do setor privado, do setor público, da academia e público em geral podem fazer suas inscrições para a terceira rodada do curso online “Integrando a Agenda 2030 e os ODS”. Resultado de parceria entre a Petrobras e o PNUD, a formação dá a oportunidade a alunas e alunos de aprofundar o conhecimento sobre o processo de adoção da Agenda 2030, a implementação dos 17 ODS e suas 169 metas e conhecer ferramentas que promovem a territorialização dos Objetivos Globais. As inscrições seguem até o próximo dia 6 de setembro.

Desde 2019, mais de duas mil pessoas, das cinco regiões do Brasil, já participaram das atividades. A inscrição e a participação no curso são gratuitas. No “Módulo 1”, os alunos são apresentados aos principais conceitos sobre desenvolvimento sustentável, ao processo internacional que levou à adoção da Agenda 2030 e aos principais desafios para o cumprimento dos 17 ODS. Na segunda etapa, são abordados conteúdos e ações sobre o planejamento local para a implementação das metas da Agenda 2030, com exemplos práticos no Brasil. No “Módulo 3”, os mecanismos e práticas internacionais, nacionais e locais são abordados como forma de promover o conhecimento sobre o monitoramento da Agenda 2030, com foco em dados e indicadores. No último módulo, os alunos terão informações sobre o processo de formação de parcerias para o alcance do desenvolvimento sustentável nos próximos anos.

Todo o conteúdo do curso é apresentado por meio de diferentes meios. Vídeos interativos, animações, gráficos e entrevistas fazem parte do material. É disponibilizado também conteúdo de apoio para os alunos: documentos oficiais, vídeos sobre a Agenda 2030 e indicação de leituras. Às alunas e alunos que completarem o curso, com duração de aproximadamente doze horas, serão emitidos certificados de participação.

Apresentando por colaboradores do PNUD que trabalham com a implementação da Agenda 2030 e a territorialização dos ODS, o curso também tem a participação de representantes de diferentes segmentos: setor privado, sociedade civil organizada e governos. Representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC); do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA); da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); da Confederação Nacional dos Municípios (CNM); da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP); da Associação Brasileira de Municípios (ABM); do Movimento Nacional ODS; da Rede Brasil do Pacto Global e da Rede ODS Brasil, além de colaboradores do PNUD e da Petrobras, deram depoimentos sobre iniciativas e ações para a implementação da Agenda 2030 no país.

Link para inscrição: http://bit.ly/cursoagenda2030 (até 13 de setembro os inscritos receberão por email os dados de acesso ao curso)

Período de inscrição: 26/8 a 6/9

Início do curso: 14 de setembro

Prazo para finalizar o curso: 15 de novembro