ONU lança segunda pesquisa dirigida a jovens da América Latina e Caribe no contexto da pandemia de COVID-19

9 de September de 2021

Foto: Tiago Zenero/PNUD Brasil

A COVID-19 tem gerado enorme impacto sanitário, social e econômico, além do elevado número de vidas humanas perdidas. Os efeitos da pandemia deverão aumentar as desigualdades já existentes e gerar a recessão mais profunda da história recente, afetando principalmente adolescentes e jovens, prejudicando suas possibilidades de desenvolvimento e fazendo com que não exerçam seus direitos humanos em igualdade de condições.

O Grupo das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável na América Latina e Caribe e os membros do Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Juventude para a América Latina e Caribe estão comprometidos com os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Estratégia para as Nações Unidas para a Juventude. Portanto, o respeito pelos direitos humanos – incluindo os direitos econômicos, sociais e culturais, bem como os direitos civis e políticos – é fundamental para o sucesso das respostas de saúde pública e recuperação da pandemia.

Nesse sentido, a ONU convida, pelo segundo ano, adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos de idade da América Latina e Caribe a participar de uma pesquisa, que tem como objetivo saber como estão vivendo a pandemia de COVID-19, assim como suas inquietações atuais e futuras. A pesquisa ficará aberta até 31 de outubro deste ano.

Em maio de 2020, o Sistema ONU lançou a primeira pesquisa sobre juventude e COVID-19 com o objetivo de descobrir como a juventude estava vivendo a pandemia, assim como suas inquietações.

A pesquisa contou com a participação de mais de 7.700 adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos de idade e incluiu mais de 30 perguntas, estruturadas em 5 temas: Emprego; Educação e Conectividade; Saúde, Casa (Cuidado), Uso do Tempo e Consumo; Comunidade; Participação Cidadã; e Governança e prospecção.

Para sistematizar as principais conclusões, foi realizado o Relatório: Primeira Pesquisa das Nações Unidas sobre a Juventude da América Latina e do Caribe no Contexto da Pandemia COVID-19.

As informações dessa pesquisa e relatório são totalmente confidenciais e os dados coletados somente serão compartilhados com pesquisadores do Sistema das Nações Unidas para fins de análise.

Para mais informações visite Juventudes 2030.