PNUD apoia governo baiano na importação de equipamentos para o Centro Gemológico da Bahia

17 de May de 2021

Foto: Governo da Bahia.

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), acaba de adquirir equipamentos de alta precisão para o Centro Gemológico do Estado, localizado em Salvador. Foram adquiridos um testador de diamante e moissanita, um microscópio gemológico com máquina fotográfica acoplável e um espectrômetro Raman. A importação do material se deu mediante parceria com o PNUD.

Com a aquisição, o Centro Gemológico estará mais capacitado para a correta identificação das gemas e joias, possibilitando a adequada comprovação de tratamentos a elas aplicados, assim como poderá efetuar a detecção de substâncias sintéticas e artificiais na caracterização de metais e ligas de metais preciosos, passando a utilizar equipamentos sofisticados e de precisão para a prestação de serviços de excelência no segmento de gemas e joias. 

O Centro também promove cursos de formação e aperfeiçoamento profissional, além de manter programas permanentes para o desenvolvimento do setor de gemas e joias e ações de interação com as escolas e a comunidade, visando popularizar, divulgar e despertar aptidões na arte joalheira e afins.

Como se trata de equipamentos produzidos no exterior, sem similar nacional, a atuação do PNUD foi fundamental, pois possibilitou agilidade na aquisição dos instrumentos e redução de custos. A aquisição se insere no projeto de Desenvolvimento Econômico da Bahia em execução pelo governo baiano com o apoio do PNUD. O projeto contempla estudos, capacitações de servidores e aquisição de equipamentos para o fomento ao crescimento da economia e de setores estratégicos para o Estado.

Para o secretário da SDE, o vice-governador, João Leão, "a Bahia ganha muita visibilidade com a aquisição desses equipamentos. Com eles, será possível emitir certificados e pareceres, garantindo a autenticidade dos produtos adquiridos e comercializados pelo segmento baiano. É importante destacar ainda que os certificados gemológicos emitidos pelo CGB são reconhecidos internacionalmente". 

A coordenadora do Centro Gemológico da Bahia, Mônica Correa, também acredita que "o Centro Gemológico vai contribuir diretamente no desenvolvimento de uma maior credibilidade no mercado do segmento de gemas e joias, já que com o maquinário será possível emitir documentos que comprovam a veracidade e a legitimidade das gemas, garantindo a autenticidade e qualidade das joias e pedras preciosas".