PNUD continua sendo a agência mais transparente da ONU, segundo novo índice

8 de July de 2020

Aid Transparency Index 2020


Nova York – O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) continua sendo a agência mais transparente da ONU e foi classificado como a terceira organização de desenvolvimento mais transparente do mundo, de acordo com o principal índice global de organismos de cooperação, publicado em 24 de junho.

O Aid Transparency Index (algo como Índice de Transparência em Cooperação) de 2020, produzido pela campanha por transparência nos organismos de cooperação “Publique o que Você Financia”, classificou o PNUD com uma pontuação de 96.6 de 100. Com oAo aumentoar de seu posicionamento em 1,2 pontos desde que o último índice foi publicado em 2018, o PNUD continua a ser líder em transparência – perdendo apenas para o Banco Asiático de Desenvolvimento (98) e para o Banco Mundial (97.1).

Este é o sétimo relatório completo do Índice, que neste ano avaliou 47 dos maiores doadores em cooperação de ajuda e financiamento d para o desenvolvimento. O PNUD, que permanece na categoria mais alta - “muito bom” -desde 2013, é a única organização de desenvolvimento, que não é uma instituição financeira, entre os cinco primeiros colocados no ranking. Duas outras organizações das Nações Unidas avaliadas pelo índice, UNICEF (92,9) e OCHA (74), também melhoraram bastante suas classificações neste ano.

“Parabenizamos o aumento do número de organizações que demonstram comprometimento com a transparência”, afirma o Administrador mundial do PNUD, Achim Steiner. “O PNUD orgulha-se da melhoria contínua no desempenho geral e reafirma seu papel de líder para continuar encorajando o progresso em direção à transparência.”

COVID-19 e transparência

Como parte do compromisso com a transparência e com seu mandato de erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades e construir resiliência frente a crises, o PNUD lançou sua nova página sobre a COVID-19 no Portal da Transparência do PNUD. A página fornece informações financeiras e de projetos de resposta à COVID-19 para parceiros e público em geral.

“Nós já estamos trabalhando duro, liderando a resposta socioeconômica das Nações Unidas à pandemia. O PNUD oferece um caminho além da recuperação, em direção à 2030”, acrescentou Steiner.

A nova página da COVID-19 permite aos usuários acompanharem como o PNUD está canalizando seus recursos e lidando com a pandemia em três áreas: apoiando a resposta na saúde, incluindo aquisições e fornecimento de produtos essenciais de saúde, fortalecendo a gestão e a resposta às crises, abordando impactos sociais e econômicos críticos.

###  ###  ###

PNUD é a organização líder das Nações Unidas naque luta pelo fim para acabar com da injustiça da pobreza, da desigualdade e das mudanças do clima. Trabalhando com uma ampla rede de especialistas e parceiros em 170 países, ajudamos apoia as nações na formulação dea construírem soluções integradas e duradouras para as pessoas e o planeta.