PNUD firma parceria com fundação sueca para apoiar as startups de impacto mais promissoras do mundo

3 de February de 2021

Foto: Norrsken Foundation

Estocolmo – O PNUD e a Fundação Norrsken, da Suécia, firmaram parceria para lançar a Global Impact Accelerator, aceleradora voltada para o investimento em startups de melhor impacto, que contribuam para enfrentar os maiores desafios do mundo hoje, incluindo pobreza, mudança do clima e segurança alimentar. Um grupo de empreendedores de nível mundial, investidores líderes e startups de impacto em estágio inicial estará reunido na Impact Accelerator. Entre os mentores, estão mais de 50 fundadores de empresas unicórnio e companhias como Klarna, Minecraft, Soundcloud, Good American, Kry, Meltwater, Voi, Rekindle e Brilliant Minds.

“O PNUD anseia para contribuir com a Norrsken Impact Accelerator. Assim como a Fundação Norrsken, o PNUD acredita que destravar o poder da inovação e do empreendedorismo é vital para acelerar o ritmo e o progresso rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ”, disse Achim Steiner, Administrador do PNUD.

“Como empreendedores, esta é uma aceleradora que desejávamos que existisse quando lançamos nossas próprias empresas. Combinar o ecossistema empresarial e os investidores com o alcance global e a profunda experiência do PNUD criará um trampolim perfeito para startups de rápido crescimento que respondam aos maiores desafios do mundo ”, afirmou Erik Engellau-Nilsson, CEO da Fundação Norrsken.

A Norrsken Impact Accelerator tem em vista startups em estágio inicial. É agnóstica em termos de ramo de atuação e está aberta a startups em qualquer área de impacto. Neste ano, o grupo beneficiado será de áreas de impacto misto, com foco especial em tecnologia de alimentos e agrotecnologia. Serão selecionadas 20 startups, que receberão investimento inicial de USD 100 mil dólares por 5% de participação acionária. Ainda neste ano, as startups serão convidadas a Estocolmo para um programa de oito semanas, quando receberão apoio de empresários e consultores, incluindo especialistas do PNUD. O programa culminará em um Demo Day, durante o qual as startups terão a oportunidade de promover seu negócio para diversos investidores e clientes em potencial.

Desde 2017, o PNUD vem trabalhando com mais de 200 empreendimentos de 40 países, em parceria com fundações, investidores de risco, aceleradoras de negócio, investidores institucionais e doadores, para ajudar ampla gama de empreendedores a acelerar e expandir soluções tecnológicas inovadoras e modelos de negócio para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O PNUD aportará sua experiência e sua rede para apoiar a Norrsken Impact Accelerator, bem como seu conhecimento técnico nas áreas de alimentação, agricultura, água, alinhamento com os ODS e medição e gestão de impacto. Além disso, o PNUD oferecerá uma perspectiva multissetorial e conhecimento de mercado específico para as startups à medida que forem desenvolvendo suas soluções.

O prazo de inscrição para a Norrsken Impact Accelerator é 28 de fevereiro de 2021.

Inscrições em: https://www.norrskenimpactaccelerator.com/