Moradores de Paranaíta (MT). Crédito: Cristiano Burmester

O PNUD lançou curso de educação a distância que visa fortalecer as capacidades de gestores públicos, acadêmicos, representantes do setor privado e da sociedade civil de Pará, Mato Grosso e Amazonas na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O curso “Integrando a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” disponibiliza conhecimentos básicos sobre a Agenda 2030, os 17 ODS e as 169 metas a serem alcançadas pelos países nos próximos oito anos.

A iniciativa foi desenvolvida com o apoio da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) e do BNDES, no âmbito do projeto Acelerando o Desenvolvimento.

Disponibilizado totalmente na modalidade a distância, o curso gratuito tem carga horária total de 12 horas, distribuídas em quatro módulos: Introdução à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável; ODS e planejamento local; Monitorando os ODS – mecanismos e práticas internacionais, nacionais e locais; e Mobilizando para os ODS.

Os alunos que obtiverem um aproveitamento igual ou superior a 70% na prova terão direito a um certificado emitido pelo PNUD.

Sobre a parceria com a CHTP

O PNUD firmou parceria com a Companhia Hidrelétrica Teles Pires para promover a formação cidadã e a ampliar capacidades locais para o desenvolvimento territorial sustentável nos municípios em que a empresa atua: Jacareacanga (PA), Alta Floresta e Paranaíta (MT).

O acordo apoia organismos municipais das três cidades na elaboração e implementação de políticas públicas alinhadas à Agenda 2030, por meio de estratégias de Territorialização e Aceleração dos ODS.

Um dos objetivos é aumentar a participação de atores regionais, incluindo organizações da sociedade civil, academia e setor privado, na construção de estratégias de desenvolvimento do território.

Algumas ações já estão em andamento, como a preparação de diagnósticos sobre a situação de cada cidade à luz dos ODS e as capacitações de gestores municipais. A intenção é qualificar agentes públicos e privados para elaborar planos, programas e projetos que apoiem o desenvolvimento local de forma sustentável.

Para acessar o curso:

https://cursoagenda2030.com.br/

Icon of SDG 01 Icon of SDG 03 Icon of SDG 10

PNUD PNUD no mundo

Você está em PNUD Brasil 
Ir a PNUD Global

A

Afeganistão

Á

África do Sul

A

Albânia Angola Arábia Saudita Argélia Argentina Armênia Azerbaijão

B

Bahrein Bangladesh Barbados Belize Benim Bielorrússia Bolívia Bósnia e Herzegovina Botsuana Brasil Burkina Faso Burundi Butão

C

Cabo Verde Camarões Camboja Casaquistão Chade Chile China Chipre Colômbia Comores Costa do Marfim Costa Rica Cuba

D

Djibouti

E

Egito El Salvador Equador Eritréia Escritório do Pacífico Essuatíni Etiópia

F

Filipinas

G

Gabão Gâmbia Gana Geórgia Guatemala Guiana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial

H

Haiti Honduras

I

Iêmen Ilhas Maurício e Seychelles

Í

Índia

I

Indonésia Irã

J

Jamaica Jordânia

K

Kosovo Kuwait

L

Lesoto Líbano Libéria Líbia

M

Macedônia do Norte Madagascar Malásia Malauí Maldivas Mali Marrocos Mauritânia México Moçambique Moldova Mongólia Montenegro Myanmar

N

Namíbia Nepal Nicarágua Níger Nigéria

P

Panamá Papua Nova Guiné Paquistão Paraguai PDR do Laos Peru Programa de Assistência ao Povo Palestino

Q

Quênia Quirguistão

R

República Centro-Africana República Democrática do Congo República do Congo República do Iraque República Dominicana República Popular Democrática da Coreia Ruanda

S

Samoa (Escritório Multi-País) São Tomé e Príncipe Senegal Serra Leoa Sérvia Síria Somália Sri Lanka Sudão Sudão do Sul Suriname

T

Tailândia Tajiquistão Tanzânia Timor-Leste Togo Trinidad e Tobago Tucormenistão Tunísia Turquia

U

Ucrânia Uganda Uruguai Uzbequistão

V

Venezuela Vietnã

Z

Zâmbia Zimbábue