PNUD lança novo programa para enfrentar o impacto socioeconômico causado pela guerra na Ucrânia

29 de April de 2022

O PNUD prioriza especialmente os mais vulneráveis e a garantia de acesso equitativo de mulheres e meninas às necessidades básicas e ao apoio à subsistência, incluindo desenvolvimento de habilidades, apoio empresarial e ajuda para promover o acesso das mulheres a financiamentos, redes e mercados. Foto: PNUD Ucrânia

Nova York - O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) anunciou seu novo programa de apoio para atender às necessidades de milhões de pessoas na Ucrânia ao longo dos próximos dois anos.

"A guerra na Ucrânia continua a provocar imenso sofrimento humano e as primeiras estimativas projetam que cerca de duas décadas de progresso socioeconômico poderiam ser perdidas se a guerra continuar – com 9 em cada 10 pessoas em risco de caírem na pobreza", disse Achim Steiner, Administrador do PNUD. "Como parte de uma resposta coordenada da ONU, o PNUD tem um compromisso inabalável de permanecer no país e cumprir com suas promessas ao povo da Ucrânia– o que inclui apoiar o governo a sustentar estruturas de governança essenciais para a gestão da resposta a emergências, prestar serviços públicos vitais e proteger os meios de subsistência".

O PNUD lançou um programa abrangente para apoiar o governo da Ucrânia e a resposta humanitária e de crise liderada pela ONU, com o objetivo de evitar um retrocesso profundo no progresso do desenvolvimento do país. "É vital que o PNUD continue a atuar ao lado de nossas agências irmãs e parceiros humanitários das Nações Unidas", disse Steiner. "O país precisa de assistência humanitária imediata, mas também precisamos manter as economias locais – isso é fundamental para garantir que as pessoas ainda tenham meios de subsistência".

O novo programa do PNUD é baseado nas primeiras avaliações socioeconômicas e é estruturado em torno de três pilares:

1. apoiar a resposta à crise liderada pelo governo e a prestação de serviços públicos,

2. alavancar o capital humano, as capacidades econômicas e os recursos naturais da Ucrânia para atender às necessidades humanitárias imediatas e fortalecer a resiliência, a recuperação social e econômica, e

3. fortalecer as instituições e a sociedade civil para manter o tecido social, defender os direitos humanos e garantir a inclusão, a proteção e o empoderamento de todas as pessoas.

O PNUD prioriza especialmente os mais vulneráveis e a garantia de acesso equitativo de mulheres e meninas às necessidades básicas e apoio à subsistência; incluindo desenvolvimento de habilidades, apoio empresarial e ajuda para promover o acesso das mulheres a financiamentos, redes e mercados. Abordar a crescente vulnerabilidade das mulheres à violência, incluindo a violência sexual relacionada ao conflito, é uma prioridade. O PNUD também está engajando as instituições locais e a sociedade civil nos esforços de resposta no nível comunitário.

As bases para o programa de apoio ampliado do PNUD, tanto agora como por um período mais longo, já estão estabelecidas, com o PNUD alavancando sua longa e extensa presença de campo na Ucrânia, que tem mantido apesar da guerra em curso, e sua extensa rede de parcerias no país.